Pronunciamento de Romero Jucá em 16/09/2015
Pela ordem durante a 161ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Requerimento de voto de pesar pelo falecimento de Carlos Augusto Vasconcelos Lima, empreendedor de Roraima; e outro assunto.
.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Requerimento de voto de pesar pelo falecimento de Carlos Augusto Vasconcelos Lima, empreendedor de Roraima; e outro assunto.
-
POLITICA INTERNACIONAL:
- .
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/09/2015 - Página 312
- Assuntos
- Outros > HOMENAGEM
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL
- Indexação
-
- REGISTRO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, LOCAL, RORAIMA (RR).
- REGISTRO, PEDIDO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), SOLUÇÃO, CONFLITO, MUNICIPIO, PACARAIMA (RR), FRONTEIRA, RORAIMA (RR), PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, REPRESALIA, PAIS, VIZINHO, MOTIVO, PRISÃO, SARGENTO, GOVERNO ESTRANGEIRO, AUTORIA, ASSALTO, LOCAL, BRASIL.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Srª Presidente, pela ordem.
A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. S/Partido - SP) - Pois não.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu quero registrar à Casa que estou entregando à Mesa agora um requerimento de pesar pelo falecimento de Carlos Augusto Vasconcelos Lima, um grande empreendedor de Roraima, conhecido como Sr. Carlinhos Freire, um dos homens que implantaram um comércio moderno no Estado de Roraima. Ele deixa D. Idalina e quatro filhos: Alípio Neto, Elaine, Marcelo Freire e Daniel. Eu queria, em nome do povo de Roraima, dizer do pesar dessa perda para a família e para todos os amigos. Sou amigo da família Freire há muito tempo e reconheço a importância do trabalho com que eles contribuem e contribuíram para o Estado. Portanto, eu apresento o requerimento para, no momento oportuno, ser votado.
Eu gostaria também de registrar um caso grave. Mantive contato, hoje, com o Ministério das Relações Exteriores, com o gabinete do Ministro, para que o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, possa tomar providências no sentido de atuar junto ao Governo da Venezuela para acalmar os ânimos na fronteira no norte de Roraima e no sul da Venezuela, nas cidades de Pacaraima e Santa Elena. Há alguns dias, Senadora Marta, houve a prisão de um sargento da guarda nacional venezuelana que, à paisana, com mais duas pessoas, foi à Pacaraima e assaltou, à mão armada, com uma pistola, um comércio. Dois fugiram e o sargento foi preso. O sargento encontra-se preso na Penitenciária Monte Cristo, em Boa Vista. Por conta disso, Senador José Agripino, lá na Venezuela, a guarda nacional está prendendo brasileiros sem motivo como forma de retaliação, por conta da prisão do sargento assaltante, da Venezuela. Isso está criando uma grave crise na fronteira. Mais de dez brasileiros já foram presos do fim de semana para cá. Eu comuniquei isso ao Itamaraty. O Embaixador brasileiro está atuando agora nessa questão. O Itamaraty está chamando a Embaixadora da Venezuela no Brasil para tratar dessa questão. Nós não vamos admitir retaliações. Eu espero que a diplomacia brasileira possa agir rapidamente e resolver a questão. O Sargento Elvis Geovanny Manrique Marcano, de 25 anos, está detido. Espero que, com a comprovação desse crime, a situação possa ser resolvida. Então, ficam aqui esse alerta ao Itamaraty e o registro à população de Roraima para que saibam que estamos tomando as providências necessárias para evitar esse abuso na fronteira e a exposição de brasileiros no território venezuelano.
Muito obrigado, Srª Presidente.