Pronunciamento de Fernando Bezerra Coelho em 16/09/2015
Discurso durante a 161ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre plataforma digital criada pelo município de Recife-PE denominada Transforma Recife; e outro assunto.
- Autor
- Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
- Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO MUNICIPAL:
- Comentários sobre plataforma digital criada pelo município de Recife-PE denominada Transforma Recife; e outro assunto.
- Aparteantes
- Antonio Carlos Valadares, João Capiberibe, Romero Jucá.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/09/2015 - Página 325
- Assunto
- Outros > GOVERNO MUNICIPAL
- Indexação
-
- ELOGIO, PREFEITURA, MUNICIPIO, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MOTIVO, LANÇAMENTO, PLATAFORMA, INTERNET, OBJETIVO, REUNIÃO, BUSCA, PESSOAS, OFERECIMENTO, TRABALHO, VOLUNTARIO, DIVERSIDADE, AREA, BENEFICIO, COMUNIDADE.
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, também quero me associar às manifestações de felicitações pelo transcurso do aniversário do nosso Presidente, o Senador Renan Calheiros, desejando a ele muito sucesso, muita saúde, muita paz e, sobretudo, muita firmeza neste momento de grande turbulência, de grave crise econômica e política que o País enfrenta.
E certamente, Senador Renan Calheiros, as iniciativas que V. Exª tem tomado nesta Casa têm sido motivo de muita inspiração e abertura de espaço para que as forças políticas representadas no Congresso Nacional possam encontrar caminhos para a superação da crise que nós estamos enfrentando.
Quero aqui, mais uma vez, registrar a iniciativa da Agenda Brasil, que vem tendo desdobramentos importantes no debate, nas discussões aqui dentro do Senado Federal.
Portanto, as minhas sinceras felicitações.
Mas venho a esta tribuna hoje para falar de uma experiência inovadora e revolucionária que está em curso neste momento no Recife, a capital de Pernambuco.
Há cinco meses, o prefeito da capital pernambucana, o meu companheiro de partido, Geraldo Julio, lançou um projeto que está mudando a relação das pessoas com a cidade, focado na atenção aos que mais precisam. Trata-se do Transforma Recife, uma plataforma digital que reúne voluntários numa grande rede social do bem. Gente disposta a trabalhar gratuitamente nas mais diversas áreas, para ajudar a melhorar o lugar onde mora.
A ideia é simples, Sr. Presidente, e por isso mesmo extremamente prática e funcional. As entidades que precisam de voluntários inscrevem-se no Portal Transforma Recife e explicam quais são suas necessidades: professores, médicos, dentistas, artistas, marceneiros e outras tantas especialidades. As pessoas que querem colaborar também se inscrevem, informando como podem e querem ajudar.
A partir daí, é criada uma teia de dados, que une as duas pontas da corrente. Homens e mulheres com vontade de dedicar parte de suas vidas em prol do coletivo descobrem quem está em busca de auxílio, marcam o horário e vão até a entidade prestar seus serviços.
A iniciativa do Prefeito Geraldo Julio reuniu mais de 350 organizações sociais, que ofertaram 12 mil vagas de trabalho voluntário pela plataforma. O Transforma Recife tem cadastrados 37 mil recifenses, que juntos já dedicaram, meu Líder Capiberibe, 170 mil horas de trabalho voluntário. Um feito incrível, que está fazendo do Recife a capital mais solidária do País e mostrando que é possível contar com a participação da população, que, mesmo vivendo momentos difíceis, está sempre pronta para ajudar.
Além da plataforma virtual, o projeto conta com uma sede física, localizada na região central do Recife, onde as pessoas também podem se cadastrar para participar. A iniciativa tem um custo extremamente baixo, em torno de R$50 mil/mês, para manutenção do portal e da estrutura de atendimento.
Um parceiro importante da prefeitura nesta ação pioneira é a Organização Governamental Novo Jeito, criada no Recife há cinco anos e que conta com 25 mil colaboradores. A ONG trabalha motivando as pessoas para a causa do voluntariado.
Quero aqui, Sr. Presidente, aproveitar para cumprimentar todos os integrantes do movimento na figura do seu criador e principal motivador, o empresário Fábio Silva. Além do ativismo nas redes sociais, a ONG promove ações de rua, palestras e debates em todos os bairros, multiplicando o espírito colaborativo.
(Soa a campainha.)
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Ouço, com prazer, o aparte do meu Líder, Senador Capiberibe
O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Senador Fernando Bezerra, esse é um projeto que une o virtual ao real. E com relação a essa possibilidade de juntar esses dois mundos, nós estamos apenas engatinhando. Mas o Prefeito Geraldo Júlio deu esse clique fantástico. Quem não tem uma hora que gostaria de dedicar a essas causas? Eu mesmo poderia e já o faço. E a sociedade está cheia de gente assim. As redes facilitam esse trabalho. E o Prefeito Geraldo Júlio a está usando com extrema habilidade, mobilizando a sociedade para reduzir as dificuldades sociais, o sofrimento das pessoas. Imagino quantas questões devem chegar por lá.
(Soa a campainha.)
O Sr. João Capiberibe (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Essa possibilidade do mundo virtual, das redes, está mudando - praticamente já mudou - as relações das pessoas. Hoje, elas se relacionam muito mais no campo virtual do que no campo real, inclusive dentro da própria família. E nós, dirigentes públicos, gestores públicos, políticos, tomadores de decisões, temos que aproveitar e nos situar nessa esfera. Nós temos que juntar o mundo real com o mundo virtual para prestar maravilhosos serviços à sociedade. Parabéns, Senador! Parabéns, Prefeito Geraldo Júlio!
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Eu agradeço a V. Exª o aparte e o incorporo ao meu pronunciamento.
O Transforma Recife é um modelo que deve ser observado com atenção pelas gestões Brasil afora. A plataforma tem uma interface governamental, que criou e mantém ativo o portal.
(Interrupção do som.)
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Mas seu principal ingrediente é o desejo de as pessoas fazerem o bem.
Um dos pilares dessa experiência, porém, é a credibilidade que a Prefeitura do Recife passa aos cidadãos e cidadãs. Os recifenses sabem que Geraldo Júlio está realizando um trabalho sério, buscando resolver os problemas cotidianos de um Município complexo, mas planejando um futuro discutindo um Recife que teremos nas próximas décadas.
Geraldo Júlio, para os que não conhecem, tem apenas 44 anos de idade. É um jovem gestor, servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado, que fez parte da minha equipe, como Secretário de Controle Interno, quando fui Prefeito de Petrolina, entre 2004 e 2006.
Eu ouço com prazer o Senador Romero Jucá.
O Sr. Romero Jucá (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Meu caro Senador Fernando Bezerra, enquanto V. Exª faz este discurso sobre a Prefeitura do Recife e sobre o Prefeito Geraldo Júlio, passa-me um filme na cabeça. Fui Secretário de Coordenação Política da Prefeitura do Recife, na época do Prefeito Joaquim Francisco. Já faz algum tempo, mas tenho grandes e boas recordações da Prefeitura do Recife. E, por isso mesmo, posso dar aqui um testemunho do excelente trabalho feito pelo Prefeito Geraldo Júlio, a quem conheço de perto. Um ser humano extremamente sensível, simples, um técnico de mão cheia, um técnico competente. Trabalhamos juntos em diversas questões, e vejo satisfeito, como pernambucano, como recifense, a ação e o trabalho do Prefeito Geraldo Júlio. Então, eu quero aqui dar este depoimento e dizer da nossa expectativa. Apesar das dificuldades, nós vemos muitos projetos para o Recife. Vemos que o Prefeito Geraldo Júlio e sua equipe têm a ousadia necessária de buscar transformar o Recife, e temos que apóia-los. Então, o discurso de V. Exª é muito importante, porque reconhece o talento do Prefeito e de sua equipe, mas também leva para o Brasil a experiência de Recife, que já teve uma grande demonstração de gestão com Eduardo Campos. Gestões de Eduardo no Governo foram marcantes e o credenciaram a disputar a Presidência da República. Portanto, há uma escola pernambucana de bons feitos, como V. Exª, que realizou um grande trabalho no Ministério da Integração. Então, eu queria aqui dizer da minha satisfação de poder dar todos esses testemunhos e dizer que, sem dúvida nenhuma, Pernambuco já foi uma escola política importante e é hoje uma escola política e de gestão também muito importante. Meus parabéns pelo discurso!
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Eu agradeço o aparte de V. Exª, Senador Romero Jucá. Mas queria também trazer um testemunho. V. Exª, que tem a sua origem no nosso Estado; V. Exª, que fez trajetória pública em Pernambuco e foi para Roraima para ser Senador, para traçar, trilhar sua vida pública lá no Norte do País, nunca esqueceu o nosso Estado. Sabemos que sempre que Pernambuco precisou do trabalho de V. Exª, especificamente aqui no Senado Federal, sempre colaborou, ajudou, facilitou. Como Secretário de Desenvolvimento Econômico, ao lado de Eduardo Campos, em muitas ocasiões, o trabalho político de V. Exª ajudou muito a promover o desenvolvimento de Pernambuco.
E, agora, V. Exª também ajuda o Prefeito Geraldo Júlio em diversos pleitos do interesse da Prefeitura do Recife. Portanto, eu queria agradecer, mais uma vez, a grande colaboração que o Senador Romero Jucá tem despendido a Pernambuco e à cidade do Recife.
O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Senador Fernando Bezerra, se possível, eu gostaria de aparteá-lo, já no final do seu discurso, com a anuência do Presidente.
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Com prazer, ouço o Senador Antonio Carlos Valadares.
O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Olhe, V. Exª fez um pronunciamento que, sem dúvida alguma, demonstra o espírito de visão dos nossos administradores de Pernambuco, onde V. Exª também é um grande exemplo. Foi o maior Prefeito que Petrolina já teve. Até hoje, ninguém se igualou ao poder de renovação de sua gestão administrativa. E a presença de Geraldo Júlio, em Recife, que também é da escola do nosso saudoso Eduardo Campos...
(Interrupção do som.)
O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Como eu ia dizendo, ao lado de Paulo Câmara, nosso Governador, Geraldo Júlio vem demonstrando a sua eficiência com o trabalho primoroso, não só de articulação política, mas de renovação administrativa dos quadros que precisamos, cada vez mais, para engrandecer nosso País. E V. Exª faz justiça ao falar de Pernambuco, do seu Prefeito, desse grande administrador, que é exemplo do Nordeste do Brasil.
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Agradeço ao Senador Antonio Carlos Valadares e incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento.
Mas eu dizia que, a partir de 2007, Geraldo Júlio integrou a equipe do ex-Governador Eduardo Campos como Secretário de Planejamento, quando teve a oportunidade de coordenar, entre outras ações, o mais bem-sucedido programa de redução da violência no País, que é o Pacto pela Vida.
(Soa a campainha.)
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Em 2010, Geraldo Júlio me substituiu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, consolidando a atração de novas empresas e o fortalecimento do crescimento do Estado.
Em 2012, Geraldo aceitou o desafio de ser o candidato da Frente Popular do Recife à prefeitura de uma das cidades mais importantes do País. Venceu a disputa, já em primeiro turno, com 51% dos votos.
Desde que assumiu, Geraldo Júlio vem fazendo uma gestão diferenciada, que está melhorando a qualidade de vida na capital pernambucana.
Sr. Presidente, Colegas de Senado, deixo aqui uma frase que é o slogan do Transforma Recife e que deve servir como inspiração para todos nós: “Sozinho você pode muito. Unidos podemos muito mais!”.
Muito obrigado, Sr. Presidente.