Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica â expectativa do Governo Federal de aumentar impostos através de decreto.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Crítica â expectativa do Governo Federal de aumentar impostos através de decreto.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2015 - Página 295
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO (MPOG), CONTRADIÇÃO, JOAQUIM LEVY, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REFERENCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ASSUNTO, AUMENTO, IMPOSTOS, UTILIZAÇÃO, DECRETO FEDERAL, ENTENDIMENTO, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, DESRESPEITO, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Eu queria fazer um registro, Sr. Presidente, que está nos jornais de hoje.

            O Ministro Levy fala uma coisa e o Ministro Planejamento desmente, e vice-versa. E a gente fica sem entender. E aquilo que está nos jornais de hoje - aliás, há uma foto dos dois juntos - é uma matéria extensa, longa, dizendo que o Governo pode aumentar tributo por decreto.

            Primeiro, isso soa muito mal e pega muito mal, porque é um desrespeito a esta Casa, aliás, às duas Casas, é um desrespeito ao Congresso Nacional.

            Então, a tônica é de que o aumento de impostos em um País com uma carga tributária como esta, em um momento de um violento arrocho, é para não desestabilizar sua Base. Que Base? Aqui ou lá?  Base? O que eu tenho visto é uma biruta de aeroporto em um dia de muito vento.

            Agora, se isso, de fato, acontece, é preciso que nós reajamos. Que haja uma reação destas duas Casas, Sr. Presidente - e eu falo aqui com o Presidente do Congresso Nacional.

            Aumentar imposto por decreto, porque sabe de uma possível derrota aqui? Porque aquela Casa lá, que é a representação do povo e que tem o sentimento da Nação... Aliás, nós temos também, embora “representantes do povo” não seja o nome que nos dão enquanto Senado, mas nós conhecemos o sentimento do povo. E é preciso que haja uma reação ao que está nos jornais.

            Há uma foto até muito simpática: um de cara feia e o outro de cara ruim - os dois juntos -, porque um fala uma coisa e o outro desmente, e o outro desmente e o outro fala outra coisa.

            O aumento de tributo pode vir por decreto - e eu acho isso o fim do mundo, mais do que fim do mundo que já está.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2015 - Página 295