Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do rebaixamento, pelas agências de classificação de crédito Standard and Poor's e Moody's, do grau de investimento do Brasil e da preocupação com a economia do País.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Registro do rebaixamento, pelas agências de classificação de crédito Standard and Poor's e Moody's, do grau de investimento do Brasil e da preocupação com a economia do País.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2015 - Página 309
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • REGISTRO, REDUÇÃO, CONCEITO, AGENCIA, AMBITO INTERNACIONAL, ANALISE, INDICE, INVESTIMENTO, BRASIL, APREENSÃO, JULGAMENTO, PAIS, POSSIBILIDADE, AUSENCIA, PAGAMENTO, MERCADO FINANCEIRO, PREJUIZO, ECONOMIA.

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu vou ser o mais breve possível, para não atrapalhar a fala do nosso Senador Caiado.

            Presidente Vicente, lamentavelmente, na semana passada, em um discurso nosso da tribuna, falando sobre o cenário econômico brasileiro e falando também sobre o desemprego e sobre o Orçamento que o Governo Federal mandou para o Congresso Nacional com um déficit de R$30,5 bilhões, concluí o meu discurso dizendo que uma das três agências que analisam o risco dos países poderia rebaixar o risco Brasil, no máximo, dentro de 15 dias.

            Lamentavelmente, oito dias depois do meu discurso, recebo aqui a seguinte reportagem:

O Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito da Standard and Poor’s (S&P), informou a agência de classificação de risco nesta quarta-feira, dia 9. A nota [...] foi rebaixada de BBB- para BB+, com perspectiva negativa.

            No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um “certificado de segurança” - como é sabido por todos nós - que as agências de classificação dão a países que elas consideram com baixo risco de calotes a investidores.

            Enfim, para agência S&P, hoje, o Brasil tem um selo de mau pagador.

            E há uns vinte dias, a agência Moody’s rebaixou também a nota do nosso País de Baa2 para Baa3.

            Mas o pior é se uma dessas outras agências, a Moody’s ou a Fitch, rebaixar a nossa nota. Aí, sim, o País vai ter realmente um selo, Senador Caiado, de mau pagador, ou seja, vai passar a visão de calote, de um país que pode dar calote. A nossa economia, o nosso País vai estar literalmente no fundo do poço.

            E isso, Presidente, nós já estamos a falar aqui, a oposição, há longa data. Tem que enxugar essa máquina, tem que cortar despesas e incentivar a produção no País.  

            Agora é tarde. Agora a única saída para o nosso País é a saída do PT do Governo.

            Muito obrigado, Presidente, e obrigado Senador Caiado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2015 - Página 309