Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário realização evento na sede da CNBB com o objetivo de debater sobre os temas da Reforma Política.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Comentário realização evento na sede da CNBB com o objetivo de debater sobre os temas da Reforma Política.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2015 - Página 12
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, EVENTO, AUTORIA, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, REFORMA POLITICA, REGISTRO, CONVITE, MEMBROS, SENADO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO.

            A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, também para solicitar a minha inscrição na fase da comunicação inadiável.

            Sr. Presidente, bem rapidinho, gostaria de dar conhecimento a V. Exª, formalmente aqui, no plenário da Casa, da reunião - de que V. Exª já tem conhecimento e para a qual inclusive já foi convidado - muito importante que a CNBB, a OAB e diversas entidades que formam o Movimento Coalizão Democrática realizarão nesta quarta-feira, às 8h da manhã, na sede da CNBB.

            O tema da reunião é exatamente para darmos continuidade à nossa luta em prol de pôr fim ao financiamento empresarial a partidos e campanhas. A CNBB e a OAB convidaram vários Senadores e Senadoras, Senador Jorge, que têm já uma posição definida aqui, na nossa Casa, no Senado, pelo fim do financiamento empresarial a partidos e campanhas.

            Eu quero só aqui, portanto, reforçar o convite da CNBB e da OAB, sobretudo no momento em que, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal está retomando a votação da chamada ação direta de inconstitucionalidade que trata exatamente da matéria. Essa ação foi impetrada pela OAB, sobretudo num momento, Sr. Senador Jorge Viana, em que há uma enorme expectativa também por parte da Presidenta Dilma, Senadora Vanessa, uma vez que já estão no gabinete dela, aguardando a sanção ou o veto, as medidas que tratam do tema da reforma política, aprovadas pela Câmara. E uma delas, que causou muita frustração, foi exatamente a Câmara ter restabelecido o sistema das doações empresariais a partidos e campanhas.

            É só isso, Senador Jorge Viana.

            V. Exª, como foi Presidente da Comissão, tem tido um papel importante, e é muito importante a sua presença amanhã, bem como de todos os demais Senadores e Senadoras, repito, que têm uma posição já clara, firme no que diz respeito ao fim do financiamento empresarial a partidos e campanhas, para participar amanhã dessa reunião, às 8h da manhã, na sede da CNBB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2015 - Página 12