Pela Liderança durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Dário Martinelli.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Dário Martinelli.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2015 - Página 224
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PRODUTOR RURAL, CAFEICULTOR, ORIGEM, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, AGRICULTOR, DESENVOLVIMENTO, CULTIVO, CAFE, REGIÃO.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Como líder. Sem revisão do orador) - Obrigado, Sr. Presidente, Senador Jorge Viana; Srªs e Srs. Senadores; brasileiros, mais especificamente os capixabas que nos acompanham pela TV Senado, até porque, Sr. Presidente, a manifestação que vou fazer é na direção de dialogar com os capixabas para registrar, com enorme pesar, e lamentar o falecimento de um verdadeiro símbolo da cafeicultura de nosso Estado.

            Cafeicultura que é fonte de renda, fonte de trabalho; cafeicultura que gera oportunidade para todos os capixabas. Nós perdemos, nos últimos dias, nosso verdadeiro ícone, nosso professor, aquele que nos liderou e nos guiou; aquele que liderou o processo de implantação do café conilon, do café robusta, em nosso Estado, e que, por isso mesmo, é por nós tratado como o “pai do café conilon no Espírito Santo”.

            E nos deixou Dário Martinelli no último dia 3, após 82 anos de uma trajetória marcada pelo trabalho duro, pela honestidade, pela dignidade, pela capacidade empreendedora, pela ousadia com que esse grande líder de nosso Estado estruturou sua vida.

            Nascido em 1933, ele foi um dos principais responsáveis pela introdução da cultura do café conilon no Espírito Santo.

            Foi um dos líderes pioneiros na produção e na expansão dessa importante cultura, a partir dos anos 1970, justamente quando da terrível fase de erradicação da lavoura cafeeira no Espírito Santo.

            Visionário, Dr. Dário Martinelli e outros cafeicultores daqueles tempos conseguiram adquirir mudas de conilon e as reproduziram em São Gabriel da Palha, onde à época era prefeito. E como prefeito, com a responsabilidade que tinha, buscou alternativas, buscou caminhos que pudesse proporcionar à nossa gente de São Gabriel da Palha, cidade capixaba que tem uma forte participação da imigração polonesa. É de São Gabriel da Palha a nossa querida cooperativa Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do mundo.

            Foi nesse período todo esse esforço, tendo Dário Martinelli como prefeito municipal, em meio ao impacto do Programa de Erradicação Geral do Café, um programa estimulado à época pelo Governo Federal, que resultou em grande êxodo rural da região de São Gabriel da Palha e de todo o norte do Estado. Foram milhares as famílias de capixabas que deixaram, Senador Jorge Viana, a região de São Gabriel da Palha, buscando oportunidade em outros Estados, como a Bahia e Rondônia.

            Diante, enfim, daquela crise sem precedentes, o Dr. Dário Martinelli, com a sua ousadia, com o seu comprometimento e a valorização dos valores e potenciais da nossa terra, encontrou no café conilon uma grande e importante alternativa, naquele momento, para São Gabriel e para a região norte. Mas a história consagra que o café conilon se transformou numa grande e importante não alternativa, mas atividade fundamental de geração de renda e ascensão social em nosso Estado.

            Os produtores vendiam as suas terras àquela época e se dirigiam para outros Estados. Os que ficaram estavam sem alternativas econômicas. Preocupado com os agricultores e com a brutal perda de receita do Município, Dr. Dário Martinelli encontrou uma luz no fim do túnel. Essa luz foi o café conilon.

            Ficou sabendo de uma área que havia resistido à erradicação e que o café era resistente à ferrugem, uma espécie de praga que, quando ataca a lavoura, causa muitas consequências. Curioso, pesquisador determinado, ele foi atrás dessa região, para identificar que experiências nós poderíamos adotar para incorporar essa cultura no Espírito Santo. Era o conilon.

(Soa a campainha.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES) - Adquiriu Dário Martinelli sementes das lavouras remanescentes e firmou, na cidade, com a ajuda de técnicos, o primeiro viveiro de mudas desse café, onde iniciou o incentivo de plantio, doando mudas aos produtores, em uma intensa e desafiante campanha de conscientização. Dário Martinelli fez desse esforço seu verdadeiro sacerdócio.

            Para incentivar o plantio, Dário Martinelli implantou, em seu próprio sítio, a primeira lavoura técnica de café conilon da história, com o plantio em curvas de nível. Essa revolução, iniciada em São Gabriel da Palha, mudou, não apenas em nosso Estado, mas em todo o Brasil, a produtividade, elevando o nosso café conilon.

            Mesmo em um momento muito difícil para o Estado, quando da erradicação dos cafezais, Dário não desistiu e continuou lutando pela nossa cafeicultura. Hoje, depois de tantos anos, de tanto esforço, de tanta luta, de dedicação de homens como Dário Martinelli, como Eduardo Glazar, o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café conilon do mundo, Sr. Presidente! Só superam a lavoura de café conilon do nosso Estado as lavouras de café conilon do Vietnã. Aproximadamente, 80 mil as famílias vivem, no Estado, da cultura do café conilon.

            Para nós, fica como legado e inspiração o compromisso deste extraordinário líder Dário Martinelli, que já deixa, em todos nós, muita saudade e que me faz subir à tribuna do Senado da República, para fazer um registro não apenas da sua vida, do seu legado, mas dos ensinamentos e da extraordinária referência em termos de dignidade humana e de moral que foi o exemplo de Dário Martinelli.

            É com esse pesar que faço, Sr. Presidente, no plenário do Senado, esse registro. Convivi com Dário Martinelli durante muitos anos, inclusive durante o período em que fui Secretário de Estado da Agricultura do Estado do Espírito Santo, uma época muito rica, de muito esforço, de muito trabalho, mas tendo sempre ao meu lado...

(Soa a campainha.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES) - Dário Martinelli. Conseguimos avançar no tempo, conseguimos fazer com que a nossa lavoura de café conilon pudesse ser, de fato, uma referência não apenas em nosso País, mas também mundo afora. É essa, portanto, a homenagem que deixo aqui ao legado, à vida digna de Dário Martinelli.

            Ao final, deixo naturalmente aqui o meu abraço, Sr. Presidente, à Dona Célia Martinelli, esposa do Dr. Dário Martinelli, que por origem era dentista, mas que, ao longo da vida, se transformou num dos maiores líderes políticos, no maior líder do café conilon e de nossa cafeicultura do Espírito Santo; aos seus filhos, netos, noras, genros e à população de São Gabriel...

(interrupção do som.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES) - Deixo o meu registro de pesar pelo falecimento de Dário Martinelli.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2015 - Página 224