Comunicação inadiável durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, pela liberação de recursos para o combate à mosca da carambola no Estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Agradecimento à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, pela liberação de recursos para o combate à mosca da carambola no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2015 - Página 469
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • AGRADECIMENTO, KATIA ABREU, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), MOTIVO, LIBERAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, OBJETIVO, COMBATE, MOSCA DO FRUTO, FRUTA CITRICA, LOCAL, RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, caros ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, meus caros jornalistas, pedi a palavra para fazer um agradecimento especial à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que, atendendo prontamente a pleito que realizei já há algum tempo, autorizou, por meio dela própria e da Secretária Executiva do Ministério, que os recursos possam ser disponibilizados, para que a Superintendência Federal de Agricultura, tão bem dirigida pelo meu amigo Plácido, que conta com técnicos experientes, possa realizar uma ação fundamental para nossa economia, Sr. Presidente, que é o combate à mosca da carambola.

            O Estado de Roraima, Senadora Rose, é um Estado que produz muitas frutas. Nós temos uma condição de água, de calor, de sol e de terreno, porque nós temos um cerrado diferente de muitos Estados da Amazônia que pode produzir uma fruticultura muito forte. E nós já somos fortes na produção de banana e de diversas frutas.

            Agora, o Estado de Roraima corre um risco muito grande, porque, tanto na Venezuela quanto na Guiana, nós temos portas abertas para a infestação de uma série de pragas que tem acometido o nosso Estado.

            Estamos combatendo a febre aftosa. Espero que, até o final do ano, com os recursos que nós conseguimos, com o trabalho da Superintendência, da Agência de Defesa Animal, enfim, de todos os envolvidos e dos empresários nós possamos deixar Roraima livre da febre aftosa.

            Como disse, essa sombra da mosca da carambola tem gerado incerteza, insegurança e prejuízo para os nossos produtores de frutas, porque os produtos de Roraima ficam sem poder ser exportados. Temos um desafio grande. Como eu disse, as fronteiras são abertas, as fronteiras do lado da Venezuela e da Guiana não têm o combate devido, e isso gera infestação no Estado de Roraima que preocupa todos nós.

            Fui à Ministra Kátia Abreu e solicitei, através do plano de trabalho da Superintendência Federal de Agricultura, os recursos, que foram liberados, foram acertados. Nós vamos ter recursos para diárias, para combustível, para veículos, para as ações necessárias, inclusive de educação sanitária, para que possamos combater a praga da mosca da carambola não só no solo de Roraima, mas também dentro da Guiana. Não adianta esperar a mosca entrar no Brasil para combatê-la, porque a fronteira, como eu disse, é muito grande.

            Então, a Superintendência Federal de Agricultura em Roraima preparou um plano competente, um plano profissional, que faz com que o combate possa se dar dentro da Guiana. Estive conversando com David Granger, o novo Presidente da Guiana, exatamente para ver como podemos integrar esse trabalho.

            O Itamaraty trabalha nessa linha e também o Ministério da Agricultura, através da Secretaria Executiva e da Secretaria de Defesa Animal e Vegetal.

            Então, eu quero aqui registrar que nós temos conhecimento do problema, que nós estamos trabalhando para resolver o problema. Nós estamos do lado dos produtores no sentido de, efetivamente, combater e acabar com a praga da mosca da carambola em Roraima.

            E faço aqui um apelo para que o Ministério da Agricultura, que está ajudando a combater a praga, se associe ao meu Estado de Roraima, ao nosso Estado de Roraima, e que não proíba a exportação de outras frutas enquanto se faz esse combate, que dê uma trégua para que os produtores não tenham prejuízo.

            Então, fica aqui, Sr. Presidente, o meu agradecimento à Ministra Kátia Abreu pelo atendimento ao pleito que nós fizemos, de recursos, de apoio político, de apoio administrativo e de apoio logístico ao combate da mosca da carambola dentro do Estado de Roraima e no vizinho país da Guiana. É assim que nós vamos resolver esse problema.

            Quero aproveitar para parabenizar a Superintendência Federal da Agricultura em Roraima, que está conduzindo todo o trabalho técnico, toda a condição, inclusive coordenando a Agência de Defesa do Estado, para que esse trabalho possa ter o resultado que todos nós esperamos.

            Então, assim como fui pedir à Ministra Kátia Abreu os recursos, R$850 mil, e o apoio necessário para fazer esse trabalho, eu venho aqui a esta tribuna hoje também agradecer o pronto atendimento, a posição da Ministra, de parceria, de amizade e de apoio ao Estado de Roraima com a solução que ela determinou.

            Era isso que eu queria tratar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2015 - Página 469