Pela Liderança durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade aos integrantes dos movimentos sociais de Roraima, os quais teriam sido recepcionados de forma truculenta na Assembleia Legislativa do estado.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Solidariedade aos integrantes dos movimentos sociais de Roraima, os quais teriam sido recepcionados de forma truculenta na Assembleia Legislativa do estado.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2015 - Página 88
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • CRITICA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, RORAIMA (RR), MOTIVO, UTILIZAÇÃO, GAS, EFEITO, CEGUEIRA, VIOLENCIA, RECEBIMENTO, GRUPO, MORADOR, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), OBJETIVO, ENTREGA, PROPOSTA, ASSUNTO, REGULARIZAÇÃO, TERRAS, REGIÃO, DECLARAÇÃO, APOIO, ORADOR, MOVIMENTO SOCIAL.

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Walter Pinheiro, bem representando o Estado querido da Bahia, junto com o Senador Otto, que ali está compondo a Mesa, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores e telespectadoras da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, venho a esta tribuna ficar solidário com os movimentos sociais, com os presidentes de bairros do Município de Boa Vista.

            Hoje, a Governadora do Estado de Roraima, Suely Campos, em um gesto, cumprindo o seu compromisso de gestora e, sobretudo, o seu compromisso de campanha de regularizar as terras do Município da capital de Boa Vista, no Estado de Roraima, e mais de mil pessoas, comandadas pelos presidentes de bairros como o da Pedra Pintada, Hélio Campos, Cidade Satélite, Vida Nova e tantos outros, sob o comando da Famer, cujo Presidente é o companheiro Faradilson, hoje se dirigiram à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima para ali darem entrada nesse projeto, nessa lei que nasce do anseio, da vontade popular, atendido pela Governadora do Estado. Lamentavelmente, tiveram uma recepção truculenta, grosseira, antidemocrática e desrespeitosa àquelas famílias.

            Foi usado o gás de pimenta sobre as pessoas. Elas foram espancadas, foram reprimidas. Eu vejo com tristeza o ocorrido e faço um apelo ao Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Jalser Renier, que seja mantida a serenidade e que seja mantido o respeito.

            Sobretudo, a Assembleia Legislativa, que é a mais cara do Brasil - a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima é a mais cara do Brasil - deve receber, tem que receber a população. Ali é a casa do povo! Tem que receber uma comissão, encaminhar esse projeto tão importante para a paz e a tranquilidade do povo de Boa Vista.

            Roraima, hoje, e Boa Vista principalmente, precisa equacionar essa situação. O setor público precisa responder à população, aos munícipes, sobretudo aos donos de terrenos, aos presidentes de bairros, que lutam por essa documentação, que lutam por essa oportunidade. Hoje, a Governadora, extremamente sensível, abriu essa oportunidade, atendeu essa demanda e foi até aquela Casa Legislativa. A Secretária Chefe da Casa Civil, Srª Danielle, acompanhou para que houvesse celeridade dos documentos, mas, infelizmente, a Assembleia Legislativa não acatou.

            A Assembleia hoje está focada em fazer CPIs contra a atual Governadora, mas essa mesma Assembleia...

(Soa a campainha.)

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - ... não fez CPI para apurar também denúncias - graves denúncias - na área de saúde, na área de educação, no Iteraima, na Cerr, na Caer, no Iper. Todos esses setores foram denunciados, denúncias extremamente palpáveis, indícios fortes. Eu não vi essa Assembleia nenhuma vez abrir uma CPI para apurar. Não somos contra CPI. Acho necessário, mas que não tenha um viés político...

(Soa a campainha.)

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - ... um viés de cassação, um viés de extorquir. É necessário que se faça política com responsabilidade, é necessário que se faça política respondendo o anseio, a necessidade e o grito do povo.

            Hoje, na Assembleia Legislativa, o povo foi tratado com pancadaria, com pimenta. Estão lá, em frente à Assembleia - acabei de receber um vídeo. Estão lá pessoas jogadas ao chão, deitadas ao chão, esperando uma oportunidade de gritar para que a Assembleia abra esse processo, que atenda uma comissão.

            Portanto, faço um apelo aos Deputados sensatos...

(Soa a campainha.)

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - ... que há dentro da Assembleia Legislativa, para que recebam uma comissão desse povo tão sofrido e tão abandonado, que é quem paga os salários altíssimos dos Deputados Estaduais do Estado de Roraima.

            Portanto, Sr. Presidente, era o que tínhamos aqui, hoje, para registrar.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2015 - Página 88