Fala da Presidência durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • *
CIDADANIA:
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2015 - Página 344
Assuntos
Outros > GOVERNO FEDERAL
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, FLEXA RIBEIRO, SENADOR, COMENTARIO, AUSENCIA, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, FALTA, ELABORAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, OBJETIVO, MELHORIA, ECONOMIA NACIONAL, SITUAÇÃO POLITICA, PAIS, SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, VETO (VET), ASSUNTO, REAJUSTE, REMUNERAÇÃO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, JUDICIARIO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, EVENTO, AUTORIA, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), LOCAL, COMUNIDADE, CEILANDIA, CIDADE SATELITE, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), OBJETIVO, ATENDIMENTO, MEDICO, DENTISTA, DOAÇÃO, PRODUTO, EMPRESA DE BRINQUEDOS, POPULAÇÃO CARENTE, REGIÃO, ELOGIO, AERONAUTICA.

     O SR. PRESIDENTE (Hélio José. Bloco Maioria/PSD - DF) - Eu queria parabenizar o Senador Flexa pelo

relato longo, mas esclarecedor de uma série de questões.

    Sinceramente, Senador Flexa Ribeiro, mesmo não concordando com a plenitude do discurso de V. Exª, parabenizo-o, porque V. Exª colocou muitas verdades com relação a quem vai pagar o pato.

    O Governo precisa ter criatividade, o Governo precisa lançar propostas novas, mas que inclua todos. Por exemplo, nós estamos aqui, há mais ou menos quase três meses para votar o veto do Judiciário, porque eu, como servidor público, sou favorável aos servidores do Judiciário,

    Por exemplo, nós estamos aqui, há mais ou menos quase três meses, para votar o veto do Judiciário. Eu, como servidor público, sou favorável aos servidores do Judiciário, mas não colocamos a matéria em votação. Não podemos penalizar o mais fraco sempre. Se há dificuldade para se acertar o valor do Judiciário, vamos nos sentar com o sindicato e propor algum pacto para uma saída. É isso o que eu acho que temos que fazer.

    A questão é que todos têm que assumir a sua parte. Não dá para nós, do Congresso, fazermos um papel que não nos cabe. Por isso que V. Exª relata, com tanta veemência, essa questão.

    Antes de finalizar esta sessão de hoje, tão importante e fundamental para o nosso País, eu gostaria de registrar, Senador Flexa, Senador Medeiros, demais Senadores e Senadoras, que a FAB (Força Aérea Brasileira), no dia de ontem, contribuiu de forma significativa, por intermédio do Brigadeiro Veras, para o Distrito Federal,

    com ação social em uma das cidades novas de Brasília, o Sol Nascente, uma das maiores cidades em situação

    precária deste País, fazendo atendimento massivo. A Aeronáutica realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, uma ação cívico-social na comunidade Sol Nascente, localizada a sessenta quilômetros de Brasília.

    Com cerca de sessenta mil habitantes, a comunidade ainda não conta com a assistência de um posto de saúde. A localidade foi escolhida para receber o Mutirão da Cidadania por ser uma das comunidades mais pobres do Distrito Federal.

    No total, 82 profissionais de saúde se revezaram no fim de semana, proporcionando mais de dois mil atendimentos médicos e odontológicos, sendo que foram necessárias seis remoções de emergência para hospitais da região. Na área médica, a maior procura foi por oftalmologia, pediatria e ginecologia. O maior número de atendimentos odontológicos concentrou-se na área de odontopediatria e cirurgias.

    Enquanto os pais eram atendidos, as crianças ficaram brincando numa área de lazer preparada especial- mente para recebê-las. Desenho animado, história em quadrinhos, pirulito, balões, desenhos para colorir, aviões para recortar e montar. Com tantas atrações, houve até fila de espera para entrar, mas o que mais atraiu foi o sorteio de brinquedos, resultado de uma campanha de doações entre os militares do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), que organizou a ação cívico-social.

    Na avaliação do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, esse tipo de ação coloca a infraestrutura da instituição à disposição da população. A atividade-fim da força aérea é mui- to importante, mas nós nunca podemos nos esquecer de valorizar essas atividades paralelas, que são também nossas responsabilidades com os cidadãos brasileiros.

    Fiz questão de fazer este registro hoje, Senador Flexa, Senador Medeiros e demais Senadoras e Senadores, para reconhecer um trabalho importante. Mesmo nas dificuldades e adversidades, uma instituição como a Força Aérea Brasileira esteve presente numa cidade tão precária, como a cidade do Sol Nascente, na Ceilândia. Fez esse atendimento de forma muito tranquila. Combinou comigo, inclusive, o Brigadeiro Veras, Comandante do VI COMAR, que vamos organizar outra ação em outra cidade em situação precária, como São Sebastião, no nosso bairro do Morro da Cruz, em Planaltina, e outros.

    Portanto, parabenizo a nossa Força Aérea Brasileira.

    Gostaria de passar a Presidência ao nosso querido Senador Flexa Ribeiro, para dar continuidade aos trabalhos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2015 - Página 344