Discurso durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a Comemorar do Dia do Administrador, celebrado no dia 9 de setembro.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a Comemorar do Dia do Administrador, celebrado no dia 9 de setembro.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2015 - Página 92
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ADMINISTRADOR, COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, DATA, IMPORTANCIA, PROFISSÃO, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

    O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão e signatário também desta homenagem, Senador e administrador Donizeti Nogueira; Presidente do Conselho Federal de Administração, Sr. Sebastião Luiz de Mello; Vice-Presidente do Conselho Federal de Administração, Sr. Sérgio Pereira Lobo; Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado do Acre, Sr. Marcos Clay Lúcio da Silva; Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração pelo Distrito Federal, Sr. Carlos Alberto Ferreira Júnior; Conselheira Federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado do Rio Grande do Norte, Srª lone Macedo de Medeiros Salem; Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado de Tocantins, Sr. Rogério Ramos de Souza, e o Conselheiro Federal do meu Estado de Rondônia, Sr. César Durand, que também está aqui presente, cumprimento a todos.

    Cumprimento ainda as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores, Deputadas e Deputados, senhoras e senhores conselheiros federais do Conselho Federal de Administração, Srªs e Srs. Conselheiros Regionais de Administração dos Estados, senhoras e senhores membros do Corpo Diplomático, senhoras administradoras e senhores administradores, senhoras e senhores ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, minhas senhoras e meus senhores, hoje estamos aqui reunidos nesta sessão solene para homenagear os profissionais de Administração do Brasil pelo transcurso do seu dia, ocorrido ontem, 9 de setembro.

    Esta data, Sr. Presidente, foi instituída pela Resolução CFA n° 65, de 9 de dezembro de 1968, para lembrar que a profissão de administrador obteve o seu reconhecimento definitivo pelo Poder Público por meio da Lei n° 4.769/65. Foi uma conquista importante para todos esses profissionais que tantos benefícios trazem para o País.

    É o administrador quem estuda e sistematiza as práticas e técnicas utilizadas para poder administrar um projeto ou empreendimento.

    Sem esse profissional, seria praticamente impossível levar o progresso e o desenvolvimento ao nosso povo, sobretudo no mundo atual, onde a regra de ouro é a competitividade. Hoje já não há lugar para amadorismos no mundo empresarial. É preciso contar com um profissional capacitado e habilitado em conhecimentos do mundo dos negócios para poder alavancar o empreendimento e gerar lucros. Esse é o papel fundamental do administrador.

    Os administradores brasileiros têm o profissional Belmiro Siqueira como seu patrono. Nascido em 22 de outubro de 1921, Belmiro atuou grande parte de sua vida no serviço público, onde era servidor de carreira, e ocupou diversos cargos importantes, entre eles, o de Diretor da Escola de Serviço Público do antigo Estado da Guanabara.

    Como Presidente do Conselho Federal de Administração, Belmiro Siqueira trabalhou incansavelmente pela consolidação da profissão de administrador, participando da criação dos Conselhos Regionais nas diversas capitais do País. Por isso, foi-lhe concedido, post mortem, o título de Patrono dos Administradores.

    O trabalho de Belmiro Siqueira foi tão importante e deu tantos frutos, que, em 2015, estamos celebrando o Jubileu de Ouro da criação do sistema CFA/CRA. São 50 anos de muito trabalho, lutas e realizações em prol da categoria dos administradores e do Brasil.

    Nesses 50 anos, o sistema CFA/CRA tem trabalhado para proteger o País dos profissionais mal habilitados e dos leigos, sem formação na área. Apesar disso, muitos serviços públicos e privados ainda não funcionam adequadamente. De certa forma, isso se deve à carência de administradores em postos gerenciais, não por falta de profissionais - nós temos formado muitos, milhares e milhares -, mas talvez por falta de sensibilidade dos patrões e das empresas para chamar esses profissionais para ocupar esses postos.

    Por isso é importante avançar na conscientização da sociedade, sobretudo dos empregadores, para a imperiosa necessidade de se contratar profissionais habilitados para administrar o empreendimento.

    Talvez esteja aí um pouco do sucesso, Presidente Donizeti, da minha carreira. Eu tenho, há quase 30 anos, um administrador ao meu lado. Foi chefe de gabinete quando eu fui governador, já há mais de 20 anos, e hoje está aqui. Nos 12 anos em que eu estou - vai fazer 13 anos - no Senado Federal, ele está no meu gabinete, ajudando a organizá-lo: Dr. Ivan Leitão e Silva, que é também professor universitário. (Palmas.)

    A luta por uma boa e eficiente administração deve ser de todos e de toda a sociedade. Nesse sentido, é importante que o Congresso Nacional, como caixa de ressonância da sociedade, fortaleça os laços e a parceria com o sistema CFA/CRA - parabéns a V. Exª pelo projeto iniciado aqui no Senado Federal -, para que o profissional de Administração possa ser mais valorizado no Brasil.

    Antes de encerrar, Sr. Presidente, senhoras e senhores, quero lembrar que, também em Rondônia, foi instituído o Dia do Administrador, por lei estadual de iniciativa do Deputado Flávio Lemos, data que passa a fazer parte do calendário oficial de comemorações do Estado, reconhecendo o valor dessa categoria, que hoje conta com aproximadamente 6.900 profissionais em Rondônia. Lembro ainda que, no Brasil, em 2012, foram registradas 833.042 matrículas em cursos de Administração em todo o País, de acordo com dados do Censo da Educação Superior. Portanto, Administração é o curso superior com mais estudantes no País, já dito aqui pelo Presidente, Senador Donizeti.

    Ontem, em solenidade de homenagem aos vultos da Administração, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, tive a honra de ser homenageado pelo Conselho de Administração (CRA-RO), porque também sou administrador.

    Saúdo, enfim, a todos os administradores do Brasil, nas figuras do Presidente do CFA, o Administrador Sebastião de Mello, e do Presidente do CRA-Rondônia, o Administrador André Luís Saoncela da Costa, hoje aqui representado pelo Conselheiro Federal, nesta solenidade, César Durand. Amanhã, o Presidente no meu Estado estará também aqui em Brasília. Essas personalidades seguem o memorável exemplo de Belmiro Siqueira na laboriosa tarefa de promover, valorizar e fiscalizar o trabalho dos administradores do Brasil.

    A todos, meus parabéns!

    Era o que tinha para o momento, Sr. Presidente.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2015 - Página 92