Pela ordem durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de voto de congratulações ao jornal Correio do Povo, pelo aniversario de 120 anos de sua fundação.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Apresentação de voto de congratulações ao jornal Correio do Povo, pelo aniversario de 120 anos de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2015 - Página 57
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, OBJETO, SOLICITAÇÃO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, JORNAL, CORREIO DO POVO, RIO GRANDE DO SUL (RS), MOTIVO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ELOGIO, IMPORTANCIA, JORNALISMO, REGIÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu queria que V. Exª me inscrevesse para uma comunicação inadiável e também queria comunicar que entreguei à Mesa um requerimento de uma solicitação de voto de congratulações, porque hoje, 1º de outubro, Senadora Vanessa Grazziotin, celebra-se 120 anos do jornal Correio do Povo, que é um dos veículos mais antigos da imprensa do meu Estado.

            Exatamente 120 anos depois, é hora de reafirmar os princípios do brilhante editorial em que Caldas Júnior apresentava à comunidade gaúcha o seu jornal, em 1º de outubro de 1895, independente, nobre e forte. Procurará sempre sê-lo o correio do povo que não é órgão de nenhuma facção partidária, que não se escraviza a cogitações de ordem subalterna, é mais do que uma simples frase, representa mais um dos artigos de uma constituição de gerações de jornalistas, funcionários e dirigentes do Correio do Povo, seguem sem desvios desde o final do século XIX.

            Poucos jornais do mundo podem publicar a capa da primeira edição, mais do que centenária, com o orgulho de saber que, em sua longa história, a comunidade a que serve foi testemunha da perseverança no respeito às determinações do seu fundador em um texto à frente de seu tempo.

            Caldas Júnior, Paulino Azurenha e Mário Totta foram os primeiros da linhagem que buscaram fazer sempre uma folha lida e apreciada por todos. O Grupo Record, desde 2007, tem a honra de impulsionar essa instituição que tão bem representa a opinião pública rio grandense em seus mais elevados desígnios. Caldas Júnior também determinava que o Correio do Povo fosse sempre dinâmico para atender aos anseios de seus leitores. Assim, sempre pioneiro, o jornal evoluiu da primeira impressora Alauzet à internet.

            Hoje o jornal entrega um novo visual ao seu público, mais moderno e atraente, mas sem tocar na essência da tríade: informar, formar e entreter. Com isso, mantém o compromisso de continuar, ao mesmo tempo tradicional e moderno, sempre fiel aos seus amigos leitores.

            Esse é o editorial que eu, com muito prazer, acabo de ler e que diz “120 Anos Depois” publicado hoje pelo jornal Correio do Povo.

            Queria, Senadora Vanessa - e sei que a senhora também aprecia jornalismo de qualidade e responsável, como é o Correio do Povo -, citar aqui o Presidente do grupo no Rio Grande do Sul, Reinaldo Gilli, o Vice-Presidente do grupo no Rio Grande do Sul e Diretor-Executivo, Cleber Nascimento Dias; o Diretor de Redação, Telmo Flor; o Diretor Comercial, João Müller; o Editor de Política, Luiz Augusto Kern; e a Colunista de Política, Taline Oppitz.

            A todos eles os cumprimentos, com o desejo desta jornalista de que outros 120 anos se repitam com a mesma coragem, com a mesma isenção e responsabilidade.

            Muito obrigada, Senadora Vanessa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2015 - Página 57