Discurso durante a 167ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina Gouvêa Nowill, em sua primeira edição, às agraciadas nos termos da Resolução nº 34/2013.

Autor
Lasier Martins (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a entregar a Comenda Dorina Gouvêa Nowill, em sua primeira edição, às agraciadas nos termos da Resolução nº 34/2013.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2015 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, LUTA, PESSOA DEFICIENTE, CONCESSÃO, COMENDA, CIDADÃO, CONTRIBUIÇÃO, DEFESA, DIREITOS, DEFICIENTE FISICO, ELOGIO, ATUAÇÃO, POLITICA, PESSOAS, RECEBIMENTO, CONCESSÃO HONORIFICA.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Apoio Governo/PDT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo Sr. Presidente dos trabalhos, Senador Paulo Paim, inspirado autor desta sessão especial; Sr. Deputado Alfredo Kaefer; Sr. Cristiano Nowill, filho e representante da homenageada; Senadores, Senadoras, convidados, senhoras e senhores, pretendo ficar dentro dos cinco minutos.

    Começo por dizer que é uma enorme satisfação participar desta cerimônia tão bonita, para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, e a entrega, já realizada, da Comenda Dorina Gouvêa Nowill.

    Todos estamos conscientes da quantidade de pessoas, de brasileiros e brasileiras, com algum tipo de deficiência, que todos os dias enfrentam, com coragem e bravura, as dificuldades - muitas causadas pela leniência do Estado, em suas diversas esferas. Pessoas que nos oferecem edificantes exemplos de superação, de respeito pelo ser humano e de conquistas, que nos fazem ter esperança na vida, no futuro do Brasil.

    As seis mulheres homenageadas neste ato dispensam apresentações. Sei que outros oradores já teceram aqui comentários alongados e justos sobre elas e apenas tomo a iniciativa de reproduzir os seus nomes, pela importância, pela ênfase que merecem: Aracy Maria da Silva Lêdo; Loni Elizete Manica - e "Mânica" é a pronúncia correta, porque a família Manica é muito numerosa no nosso Rio Grande do Sul -, minha conterrânea, assim como a Aracy; Mara Gabrilli; Solange Sotelo Pinheiro Calmon; Maria Luiza Costa Câmera e Rosinha da Adefal.

    O agraciamento de duas gaúchas, Sr. Senador Paulo Paim, entre as seis que recebem a comenda, mostra que, a despeito das dificuldades que o nosso Estado enfrenta, há, no Rio Grande do Sul, indivíduos e mulheres que se destacam no esforço de promover ações em prol da pessoa com deficiência. São mulheres de várias idades, diferentes classes sociais, origens e regiões do País. Todas chegaram aqui graças a um ponto em comum: cada uma, a seu modo, é uma lutadora, uma vencedora, um exemplo. E, neste momento do nosso País, estamos precisando, de fato, de muitos bons exemplos. Hoje, vivemos tempos de ceticismo, de dúvidas, de pessimismo, de descrença no que está acontecendo, mas necessitando, de nossa parte, de ações, de providências.

    Quando vemos essas mulheres, vemos sobretudo uma esperança, e elas são mostra de que podemos acreditar que há uma luz lá adiante e de que seremos capazes de, juntos, construir uma sociedade melhor.

    A essas mulheres e ao exemplo deixado por Dorina Nowill deixo aqui, como Senador do Rio Grande do Sul, o meu muito obrigado, porque essas mulheres ajudam a fazer um Brasil melhor, com o exemplo que nos trazem.

    Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2015 - Página 14