Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de São José de Piranhas-PB pelos seus 130 anos de fundação; e outro assunto.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Município de São José de Piranhas-PB pelos seus 130 anos de fundação; e outro assunto.
MEIO AMBIENTE:
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2015 - Página 85
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, SÃO JOSE DE PIRANHAS (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ELOGIO, CAPACIDADE, ECONOMIA, REGIÃO.
  • ANUNCIO, VISITA, MUNICIPIO, SÃO JOSE DE PIRANHAS (PB), OBJETIVO, SUPERVISÃO, OBRA DE ENGENHARIA, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, SOLICITAÇÃO, CONSTRUÇÃO, EXPANSÃO, RIO, ABASTECIMENTO, REGIÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), MOTIVO, CONTRIBUIÇÃO, POPULAÇÃO.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Lasier Martins, do nosso Estado-irmão, Rio Grande do Sul, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para fazer homenagem a um Município da Paraíba, um Município onde nasceu a história da minha família, tanto em relação ao meu pai como em relação à minha mãe.

    Já dizia um colega meu, aqui, no Senado, que o homem que não ama sua terra também não ama as pessoas. Eu faço questão, sempre, de ressaltar e destacar, Senador Paim, que eu gosto da Paraíba, eu amo a Paraíba, como V. Exª ama o seu Rio Grande do Sul, repito, Estado-irmão da Paraíba.

    O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Permita-me, Senador, sem tirar o seu tempo. Eu tenho um pezinho na Paraíba, porque, com muito orgulho, eu recebi o título de cidadão da Paraíba. Adoro também a Paraíba, como a Bahia e outros Estados, mas não há como não dizer que eu adoro a Paraíba.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu não posso nem falar, porque meu pai é filho de paraibano; meu avô, nascido na Paraíba.

    O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Está tudo em casa, então.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Senador Jorge Viana, que agora está presidindo esta sessão, V. Exª também tem um sangue paraibano.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Com muito orgulho.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Com muito orgulho. V. Exª, que é o 1º Vice-Presidente desta Casa, um Senador de muito destaque, de muito prestígio, eu fico feliz que V. Exª, a exemplo do nosso Senador Lasier, do Rio Grande do Sul, esteja presidindo esta sessão.

    Eu quero falar, Sr. Presidente, da cidade de São José de Piranhas, que, hoje, completa 130 anos de fundação. Algumas pessoas da Paraíba poderiam perguntar: "Mas São José de Piranhas é uma cidade nova, não tem 130 anos." Só que São José de Piranhas nasceu às margens do Rio Piranhas, que, ao chegar ao Rio Grande do Norte, é chamado de Piranhas-Açu, em função da construção da grande Barragem de Engenheiro Ávidos, uma iniciativa do grande paraibano José Américo de Almeida, que foi Ministro de Viação e Obras do governo de Getúlio Vargas.

    Essa obra começou em 1932 e depois teve prosseguimento na seca seguinte - houve uma grande seca em 1932 -, de 1942.

    Em função do enchimento dessa grande barragem, São José de Piranhas teve que ser relocalizada numa região chamada de Jatobá. Por isso que a cidade de São José de Piranhas também é chamada de Jatobá por muitos paraibanos.

    Quando a cidade foi transferida, na época foi uma cidade projetada por um tio do meu pai, José Augusto de Lira, que é da cidade também. Foi ele que projetou, na época, a cidade, chamado Inácio Lira.

    E lá, no Município de São José de Piranhas, seja Piranhas Antiga, ou Piranhas Velha, ou São José de Piranhas, ou Jatobá, nessa grande região do Sertão da Paraíba nasceram o meu pai, José Augusto de Lira, e a minha mãe, França Dantas de Lira. Portanto, eu tenho uma história muito forte com esse Município.

    São José de Piranhas é uma cidade exportadora de valores, Senador Paim. É uma cidade que foi construída pela força de grandes famílias. A família Cavalcanti - e aqui eu quero rememorar uma pessoa muito importante na minha infância, que foi Dona Dina e Seu Né -, o seu filho escritor, José Cavalcanti, que foi também prefeito da cidade de Patos, uma grande cidade, e que tive de saudosa memória, mas teve um grande prestígio em todo o Estado da Paraíba, inclusive como membro da Academia Paraibana de Letras.

    É uma cidade que tem várias famílias, como eu falei. A família Gomes, que tem no Sr. Antônio Gomes - também todas as pessoas de outras gerações - um grande empreendedor e que já naquela década de 1950, 1960 teve a visão de mandar os seus filhos estudar na capital.

    Portanto, passou a ser uma família não só respeitada pelo seu valor econômico, mas sobretudo pelo seu valor intelectual.

    Temos a família Cavalcanti, já falei da família Lacerda. E aqui eu quero, em nome de toda a família Lacerda, reverenciar o Deputado José Lacerda, que foi Deputado Estadual por oito mandatos consecutivos, foi Vice-Governador do Estado e, portanto, sempre foi conhecido e reconhecido como um dos grandes benfeitores da cidade de São José de Piranhas.

    Aqui quero rememorar também a família Lucena e quero, em nome do ex-Senador Lucena, que também foi vice-Governador, referenciar a toda a família Lucena.

    Quero referenciar também a família Andrade, a família Dantas, a família Lira, a família Dias e muitas outras famílias, como eu falei, que foram importantes na construção econômica, social, política e intelectual da cidade de São José de Piranhas.

    São 130 anos, hoje completados, desta querida cidade que faz parte da região de Cajazeiras cidade que ensinou a Paraíba a ler. Portanto, daqui do Senado Federal, mando um abraço a todo o povo de São José de Piranhas, informando, neste momento, que, na próxima sexta-feira, amanhã, estaremos em uma comitiva em São José de Piranhas, com o Ministro Gilberto Occhi. O nosso 1º Vice-Presidente, Senador Jorge Viana, vai fazer parte dessa comitiva, como um reencontro com as suas raízes paraibanas.

    Lá faremos a visita, Sr. Presidente...

(Interrupção do som.)

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - ... e a supervisão das obras da transposição do Rio São Francisco. Visitaremos o Túnel Cuncas, o maior túnel de todo o Brasil. Visitaremos a Barragem de Boa Vista e a Barragem de Engenheiro Ávidos. Todo esse sistema faz parte da transposição do Rio São Francisco e é de fundamental importância para os nordestinos. A transposição vai atender à demanda dos recursos hídricos para 12 milhões de nordestinos. Trezentos e noventa Municípios serão atendidos.

    E aqui, mais uma vez, eu quero informar que solicitei, como Presidente da Comissão de Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco, juntamente com o Relator, Senador Humberto Costa, que fosse feito o Eixo Piancó. Esse Eixo Piancó também vai ser integrado ao Eixo Norte, que tem 477 quilômetros de canais, de túneis. Será um eixo relativamente pequeno, vai beneficiar a região de Piancó, beneficiando diretamente cerca de 40 Municípios. A água do Eixo Piancó entrará, logicamente, no Rio Piancó, vai abastecer o maior conjunto de barragens da Paraíba, que é o conjunto Coremas/Mãe D'água, com aproximadamente 1.150.000.000 metros cúbicos.

    E mais, ainda, Sr. Presidente, quando essas águas transbordarem no sistema Coremas/Mãe D'água, vão percorrer o Rio Piranhas - repito, que ao chegar ao Rio Grande do Norte, recebe o nome de Piranhas Sul - e abastecer também a maior barragem do Estado do Rio Grande do Norte, que é a barragem de Açu, com 2.400.000.000 metros cúbicos.

    Portanto, a transposição é de fundamental importância para o Nordeste brasileiro e, também, para o meu Estado, a Paraíba, que será, indiscutivelmente, em número de Municípios e de população, o Estado mais beneficiado da transposição.

    Portanto, estaremos aqui, com o apoio do Senador Jorge Viana, na qualidade de Primeiro Vice-Presidente do Senado, pelo seu interesse por essa transposição, apesar de ser um Senador do Estado do Acre, do Norte do Brasil...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Mas é que eu recebi um convite, e havia falado com o Ministro Occhi - o senhor me permite, Senador Raimundo Lira - que é uma obra tão importante, porque ela corrige séculos de injustiça com a população nordestina. Nós, do Norte do Brasil, da Amazônia e do Acre, somos parentes, descendentes de nordestinos. Acho que também é uma maneira de nós, acompanhando o Ministro, relatarmos aqui, no plenário, a quantas anda, porque tem gente que acha que, primeiro, a transposição não está acontecendo; segundo, que ela pode acabar com a água do São Francisco; terceiro, que é uma obra inacabada e que não atinge, eu sei, os milhões de nordestinos que terão acesso, o quanto que pode mexer na economia do Nordeste. E aí, eu só sei defender aquilo que eu conheço e que eu vejo.

    Então, eu estou indo conhecer, como engenheiro, como ex-Governador e como Vice-Presidente da Casa, e vou, certamente também, fazer uma homenagem à raiz. Meu pai vai ficar muito contente, filho de paraibano, de saber que eu irei lá, porque nunca fui ao interior da Paraíba, ver as possibilidades que aquele Estado tão querido, especial até para a minha família, terá a partir dessa obra.

    Eu sei que vamos surpreender o Brasil com a entrega de trechos importantes até o ano que vem. Eu estava junto com ele e a Presidenta Dilma, numa viagem para o Acre, no avião, quando ela falou: "Mas será que entrega?" Ele falou: "Vamos entregar!"

    Então, eu quero ver isso de perto. Parabenizo V. Exª por estar fazendo essa conexão histórica, familiar do processo todo dos Municípios na Paraíba com essa viagem amanhã.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Muito obrigado, Senador Jorge Viana. E, mais uma vez, peço a V. Exª o apoio para essa nossa luta. Não só para a transposição, porque a transposição é um projeto definido. Segundo os últimos dados, aproximadamente 73% dessa obra já está pronta. Já foi inaugurado o primeiro trecho, com 40km.

    Eu quero apenas o apoio de V. Exª para esse novo eixo que o Ministério da Integração Nacional já começou a estudar, que é o Eixo Piancó, que vai exatamente atender, de forma complementar, o Estado da Paraíba, atendendo uma região extraordinária que é a do Vale do Piancó, e também o nosso Estado querido e vizinho do Rio Grande do Norte. Então, é uma luta que nós temos que empreender. Vamos solicitar maior apoio político para que esta grande obra seja concluída.

    Senador Jorge Viana, Srªs e Srs. Senadores, é importante que o povo nordestino tenha a certeza, tenha a informação precisa de que a obra não está parada. Hoje, existem mais de 3.500 máquinas grandes, médias e pequenas trabalhando nessa obra. É uma obra grandiosa, que, sem dúvida nenhuma, é a grande aspiração de anos e anos - desde Dom Pedro II - do povo nordestino, que é um povo trabalhador e que não deve sair da sua região por falta d'água. Com a chegada da transposição, essa razão não será mais usada para os nordestinos saírem do seu Estado e do seu solo tão querido.

    Portanto, Sr. Presidente, eu quero aqui encerrar dizendo, mais uma vez, que amanhã eu, V. Exª, o Ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, e mais alguns companheiros do Congresso Nacional, Senadores e Deputados, estaremos coincidentemente lá, no dia do aniversário de São José de Piranhas. Porque a data é hoje. São José de Piranhas completa hoje 130 anos de emancipação política, mas, em função de um decreto do Prefeito Domingos Neto, foi oficialmente transferida a data da comemoração, o feriado da comemoração, para exatamente amanhã, sexta feira, quando essa comitiva chegará ao Município de São José de Piranhas.

    E aqui eu quero concluir, repito, transmitindo os parabéns para São José de Piranhas e para o seu povo, rememorando também que hoje é o aniversário da cidade sertaneja de Água Branca, uma cidade menor, mas uma cidade altaneira, uma cidade de gente boa, de pessoas que trabalham, que amam a Paraíba. Água Branca completa exatamente hoje 56 anos de emancipação política. Portanto, meu abraço, meus parabéns para São José de Piranhas e para a cidade de Água Branca.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu cumprimento V. Exª, caro Senador. Fico muito contente por estar aqui. Aliás, V. Exª ainda não marcou presença e já está na tribuna. Senador Raimundo Lira, quero cumprimentá-lo e dizer que vai ser uma honra para mim também fazer parte dessa missão oficial do Governo brasileiro.

    Eu, como Senador, estou adiando. Eu iria para o Acre hoje, só irei amanhã à noite, para poder cumprir essa missão que muito vai me alegrar. Vou também com o sentimento afetivo de andar um pouco na terra que deu origem à minha família, meu avô Virgílio Viana. Sempre tive dificuldade de identificar os familiares, algum descendente, mas na Paraíba, perto de Campina Grande, parece que existem duas famílias Viana, uma com um ene e outra com dois enes. Houve uma desavença. O certo é que dali que meu pai e toda a família descende. Cumprimento V. Exª pelo pronunciamento. Vai ser uma honra para mim estar junto.

    Peço a compreensão de V. Exª para fazermos a Ordem do Dia, rapidamente.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Como Líder.) - Sr. Presidente, São José de Piranhas fica a poucos quilômetros de Cajazeiras, cidade onde nasci. Agora, 22 de agosto próximo passado, estive em Cajazeiras, passei três dias. É uma cidade que é um grande centro universitário, com mais de 10 mil universitários da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Ela nasceu de um colégio, fundado pelo Padre Rolim, nascido há 215 anos. Fui a Cajazeiras comemorar os 152 anos de emancipação política. Gostaria de levar essa comitiva para conhecer Cajazeiras, mas não vai ser possível, porque temos que nos deslocar em todo o eixo norte, numa distância de 477km. Portanto, fica para outra oportunidade.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2015 - Página 85