Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Campina Grande-PB pelo aniversário de 151 anos, em 11 do corrente; e outros assuntos.

.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à cidade de Campina Grande-PB pelo aniversário de 151 anos, em 11 do corrente; e outros assuntos.
HOMENAGEM:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2015 - Página 224
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), IMPORTANCIA, INDUSTRIA, AGRONEGOCIO, TURISMO, REGIÃO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, CONCEIÇÃO (PB), SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já falamos muito hoje do Brasil. Eu peço permissão a V. Exª para falar agora da minha querida Paraíba. Eu estou aqui porque a Paraíba quis que eu estivesse aqui.

    Hoje é o aniversário da cidade de Conceição, no Vale do Piancó. Ela está completando hoje 134 anos de fundação. É a terra da minha querida e estimada Elba Ramalho, cantora de grande prestígio nacional e que levou a sua voz para o Brasil e encantou a todos.

    Conceição é um Município no Estado da Paraíba, localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE, no ano de 2010, sua população era estimada em aproximadamente 19 mil habitantes e com área territorial de 579km². O seu atual Prefeito é o Sr. José Ivanilson Soares de Lacerda, do PSDB.

    Distrito criado com a denominação de Conceição, pela Lei Provincial nº 444, de 18/12/1871, subordinado ao Município de Misericórdia, posteriormente mudado para Itaporanga, é elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Federal de Conceição, pela Lei Provincial nº 255, de 09/10/1866. Desmembrado de Misericórdia, é sede na povoação de Conceição e constituído o distrito-sede. Instalado em 27/05/1884, pela Lei Municipal nº 5, de 08/04/1896, são criados os Distritos de Santana, Santa Maria e Montevidéo e anexados ao Município de Conceição.

    Conceição, portanto, é uma cidade que tem história, é uma cidade que tem mandado para a Paraíba e para o Brasil grandes valores porque é uma cidade que é amada por seus habitantes.

    Portanto, eu transmito os parabéns a Conceição, parabéns ao povo de Conceição por 134 anos de fundação.

    Hoje, também, Sr. Presidente, é o aniversário de São João do Rio do Peixe, que também completa 134 anos de fundação e que há poucos anos era chamada de Antenor Navarro. O seu Prefeito atual é José Airton Pires de Souza, do PSC. A ocupação da região onde hoje se encontra o Município de São João do Rio do Peixe remonta ao século XVII quando as Sesmarias do Sertão pernambucano são divididas.

    A atual área do Município ocupava a região chamada de Ribeira do Rio do Peixe. Parabéns, portanto, a São João do Rio do Peixe, parabéns ao povo de São João do Rio do Peixe por 134 anos de fundação.

    Mas, Sr. Presidente, quero agora, especialmente fazer uma homenagem à cidade de Campina Grande, que, no dia 11 de outubro, ou seja, na próxima semana, estará comemorando o seu aniversário. Entre os que me conhecem, não é segredo para ninguém que a cidade de Campina Grande ocupa um lugar de destaque no meu coração, ao lado da minha cidade natal, Cajazeiras.

    Meus pais vieram residir em Campina Grande em 1960, atraídos pela pujança econômica da cidade, pelo clima ameno e quase temperado. Meu pai, José Augusto de Lira, um dinâmico empresário de família predominantemente empreendedora, e minha mãe, França Dantas Lira, dona de casa, mãe orientadora, inteligente e amorosa.

    Recebi honrosamente o título de Cidadão Campinense em 11 de outubro de 1977, no dia do aniversário da cidade, há 38 anos. Meus repetidos agradecimentos à Câmara Municipal de Campina Grande, ao então Vereador José Luiz Júnior, autor da propositura. O meu irmão, o empresário Francisco Lira, teve a honra de ser Vice-Prefeito e Prefeito dessa amada cidade.

    Casei-me com a campinense Gitana Maria da Silveira Figueiredo, professora titular da Universidade Federal da Paraíba, filha do saudoso Bento Figueiredo, agropecuarista e ex-Prefeito de Campina Grande. Gitana e eu somos pais de quatro filhos maravilhosos, também campinenses, com muita honra: Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério.

    A Rainha da Borborema, como é chamada poeticamente por seus habitantes e admiradores, tem remota origem no tempo. Os historiadores costumam atribuir o seu surgimento na condição de aldeamento ao Capitão-mor dos Sertões, Teodósio de Oliveira Lêdo, em primeiro de dezembro de 1697. A posição geográfica estratégica e os solos agricultáveis logo a transformaram em um entreposto comercial de destaque, passagem obrigatória para boiadeiros, tropeiros e outros viajantes que provinham do litoral e rumavam para o oeste dos altos sertões.

    Uma das marcas da cidade é, com efeito, sua vocação para atrair e convergir diversos caminhos, como já havia notado em 1946 o historiador Epaminondas Câmara, um dos maiores historiadores da história campinense.

    Em 11 de outubro de 1864, Campina Grande foi elevada à categoria de cidade. Hoje é a segunda maior cidade do meu Estado da Paraíba, com uma população estimada em 420 mil habitantes, na liderança de uma região metropolitana formada por dezenas de Municípios e com uma população superior a um milhão de habitantes. Nas décadas de 40 e 50, Campina Grande surgiu no cenário econômico como a maior exportadora de algodão do Brasil e a segunda maior exportadora de algodão do mundo, transformando-a na terceira maior arrecadadora de impostos de todo o Nordeste e a décima terceira cidade mais rica do Brasil.

    Repito: essa condição de grande centro exportador de algodão, na década de 40 e 50, transformou Campina Grande na terceira maior arrecadadora de impostos do Nordeste e na décima terceira cidade mais rica do Brasil.

    Na década de 50, ocupou a condição de maior exportadora de couros e peles do Brasil, possuindo, em seu território, a maior concentração de grandes curtumes do País.

    Na década de 70, liderou a exportação no Brasil da fibra de sisal, o conhecido agave. Essa fibra, de origem africana, foi trazida para a Paraíba e para o Brasil pelo grande campinense Argemiro Figueiredo, visionário e construtor do futuro e governador com apenas 30 anos de idade.

    Homenageando a todos aqueles empreendedores que acreditam em Campina Grande, cito o nome do saudoso e querido amigo José Alencar, Vice-Presidente da República, que implantou em nossa cidade a maior indústria têxtil do Brasil

    Srªs e Srs. Senadores, ocupei variados e importantes cargos de representação empresarial no meu Estado e no Brasil. Entre eles, muito me orgulha ter sido Presidente do Clube de Diretores Lojistas de Campina Grande. Portanto, estou a cavaleiro para asseverar que a economia local é marcada pela pujança e pelo dinamismo, superando os índices de crescimento regionais e nacionais.

    De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a cidade tem 23.270 empresas, sendo 3.445 indústrias, 10.042 de serviços e centenas no setor de agronegócios. Conforme a Junta Comercial do Estado da Paraíba, considerando o chamado "Compartimento da Borborema", que engloba 60 cidades do Planalto, o Município é líder em vários setores da agropecuária, extração vegetal, pesca e agricultura, indústria extrativista, indústria de transformação, construção civil, minérios, comércio varejista, comércio atacadista, transporte e comunicações.

    Abriga ainda os polos de couro e calçados, têxtil e vestuário, no qual alcançou, entre outras conquistas oriundas do emprego de tecnologia de ponta, excelentes resultados em relação ao algodão geneticamente colorido e a diversos minerais não metálicos.

    Em função das características que vimos descrevendo, uma significativa classe empreendedora se estabeleceu na cidade, impactando diversas áreas de consumo, tais como alimentos, bebidas, manutenção do lar, limpeza, mobiliário, eletrodomésticos, vestuário, calçados, transporte urbano, veículos, higiene, medicamentos, saúde, livros, material escolar, matrículas e mensalidades, turismo, recreação, viagem e material de construção.

    Campina criou, na década de 60, a segunda empresa de economia mista do Brasil, que foi a empresa de saneamento Sanesa, empresa estadual, para mostrar a criatividade do povo de Campina Grande.

    Campina Grande tornou-se também um importante centro estudantil, contando com diversos estabelecimentos de capacitação de nível médio e escolas técnicas, além de dezenas de instituições de ensino superior, entre elas quatro universidades, numa das quais a Universidade Federal da Paraíba, atualmente Universidade Federal de Campina Grande, tive oportunidade de me formar em Ciências Econômicas, no ano de 1968.

    A vitalidade da economia, a existência de uma base educacional forte e o estímulo à inovação fizeram com que, ao longo dos anos, fosse instituído na região um impressionante polo tecnológico.

    Sr. Presidente, caros colegas, para que façamos uma ideia mais clara do que significa esse polo de tecnologia, basta dizer que 71% das empresas do parque tecnológico da Paraíba são de Campina Grande. A revista norte-americana Newsweek o considerou o maior parque tecnológico de toda a América Latina e com maior número de mestres e doutores, por habitante, do Brasil.

    Ainda de acordo com fontes especializadas da imprensa, no caso, a Gazeta Mercantil, Campina Grande é tida como a cidade mais dinâmica do Nordeste e a sexta mais dinâmica do Brasil. Apontada como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro, a cidade tem aparecido em posição de destaque em rankings que estabelecem as melhores localidades para trabalhar e desenvolver uma carreira em nosso País.

    O turismo também surge com fulgor no quadro da economia campinense, contando com um calendário de eventos que movimenta o setor de serviços e a totalidade da economia, sobretudo por intermédio dos festejos de São João entre os meses de junho e julho. Neste ano, a festa atraiu cerca de 2 milhões de pessoas, gerando um impacto financeiro da ordem de R$160 milhões. Não por acaso, tais números conferiram ao evento o título reconhecido e consolidado de "o maior São João do mundo".

    Uma síntese interessante pode ser dada pelo IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano utilizado pelas Nações Unidas. Dos 223 Municípios paraibanos, apenas cinco apresentam elevado desenvolvimento humano, entre os quais figura Campina Grande. Sr. Presidente, Campina Grande possui aproximadamente 95% de sua área saneada, um dos mais altos índices do Brasil.

    No aniversário dessa grande cidade, que completa 151 anos de existência no próximo domingo, 11 de outubro, quero, uma vez mais, expressar a minha admiração, o meu carinho, a minha gratidão pela cidade de Campina Grande e pelo seu povo trabalhador, afetuoso e muito empreendedor.

    Tais características do povo e da cidade, Srªs e Srs. Senadores, hão de garantir que muitos sucessos e conquistas sobrevenham no futuro, assegurando prosperidade para essa terra de tantas convergências: destino e cruzamento de muitos caminhos.

    Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Telmário Mota. Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Quero fazer minhas as palavras do Senador Raimundo Lira, que, embora seja cajazeirense... Não é isso?

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Exatamente.

    O SR. PRESIDENTE (Telmário Mota. Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Ele ama Campinas, por tudo que Campina Grande tem feito. A esposa é dali, tem uma vida inteira ali.

    Realmente, Campina Grande não é só tudo isso que ele falou. Eu quero dar o meu testemunho: sem nenhuma dúvida, é o melhor forró do mundo, a melhor festa junina do mundo. Campina Grande é uma cidade aconchegante. Fico feliz em saber que é uma cidade, hoje, com quase 100% de saneamento, o que dá um índice de desenvolvimento altíssimo.

    E o povo da Paraíba, pelo qual tenho muito carinho... Em seu nome Letânia, você que está aí em João Pessoa, que foi muito importante, morava em Roraima e me apoiou para vereador e me incentivou em outras caminhadas... Então, eu tenho um pé na Paraíba e em Campina Grande, que é um lugar que tivemos a oportunidade de conhecer. Então, a você e à sua família - Aloyzio, Lula -, um abraço. Hoje nós estamos aqui nesta grande homenagem. Domingo, se não fossem outras obrigações - estar ali no meu Estado, no Estado de Roraima, que eu amo acima de tudo... Domingo, com certeza, Campina Grande vai amanhecer numa só festa, numa só alegria, numa só felicidade.

    Eu quero parabenizar todos os paraibanos e campinenses dessa cidade maravilhosa, aconchegante e viva, Campina Grande.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Sr. Presidente, tenho paixão pela cidade onde eu nasci, Cajazeiras, mas tenho muito amor por Campina Grande, porque além de Campina Grande ter me transformado num empresário de sucesso - recebi o título, como eu falei, de cidadão campinense -, me casei com uma campinense, Gitana, que é a paixão da minha vida, de todos os dias, de todos os momentos, de todas as horas, e os meus quatro filhos, Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério, nasceram em Campina Grande. Portanto, é uma cidade que eu amo profundamente.

    Amo também o meu Estado, o meu Estado da Paraíba. Eu tenho orgulho de ser paraibano. Tenho orgulho de falar essas coisas boas de Campina Grande.

    Em outro momento eu vou falar a respeito das dificuldades hídricas de Campina Grande e dos 17 Municípios que recebem água da Barragem de Epitácio Pessoa, a chamada Barragem de Boqueirão, mas aí vai ser outro dia, porque hoje é um dia de parabéns, um dia de alegria, um dia de festa.

    Esta é a minha homenagem mais sincera, do fundo do meu coração, à minha querida Campina Grande.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2015 - Página 224