Comunicação inadiável durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para o aumento do desemprego no Brasil e para a iniciativa do município gaúcho de Bento Gonçalves de estimular o empreendedorismo na região; e outros assuntos.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Destaque para o aumento do desemprego no Brasil e para a iniciativa do município gaúcho de Bento Gonçalves de estimular o empreendedorismo na região; e outros assuntos.
INDUSTRIA E COMERCIO:
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
Aparteantes
Walter Pinheiro.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2015 - Página 170
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • COMENTARIO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), REFERENCIA, AUMENTO, DESEMPREGO, BRASIL.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SEMINARIO, OBJETIVO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, EMPRESA, UTILIZAÇÃO, MIDIA SOCIAL, LOCAL, BENTO GONÇALVES (RS), RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, PREFEITO, MUNICIPIO, MOTIVO, APRESENTAÇÃO, CAMARA MUNICIPAL, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, ISENÇÃO, IMPOSTO SOBRE SERVIÇO (ISS), ADIAMENTO, COBRANÇA, IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU).
  • DEFESA, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, SEGURO AGRARIO, OBJETIVO, AUXILIO, AGRICULTOR, VITIMA, GEADA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Jorge Viana, caros colegas Senadores e Senadoras, nossos telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, antes de começar, eu já pedi a V. Exª a transcrição nos Anais do Senado Federal do editorial do jornal Correio Braziliense da data de hoje "Procura-se estratégia". Passo aqui aos auxiliares da Mesa o texto para a transcrição, agradecendo a gentileza.

    O Senador Cristovam Buarque acabou de subir à tribuna tratando de questões relacionadas aos problemas da nossa economia e ao que esperamos, porque ela vai minando a credibilidade, que é um valor fundamental em todo o processo. E, hoje, Senador Cristovam, lamentavelmente, há mais uma notícia que não é nada agradável.

    O IBGE fez a apresentação da estatística relacionada ao nível de desemprego do País que já chegou aos alarmantes 8,6%, o mais alto desde 2012 e a sétima elevação consecutiva, reforçando que é preciso muita atenção do Governo, dos administradores da política econômica. O desemprego está associado também à possibilidade, na visão dos especialistas, do aumento da violência em nosso País.

    É exatamente nesse sentido que, hoje, as famílias estão apreensivas e preocupadas, porque elas estão fazendo o dever de casa, cortando na própria carne. Não à toa, empresas de diferentes setores estão desistindo de negociar suas ações na Bolsa de Valores - 12 companhias já o fizeram.

    Antão de Abreu Barros é um morador de Nova Santa Rita, um Município a 20km distantes da capital Porto Alegre. Ele, que é casado com uma servidora estadual que teve o salário parcelado, está desempregado e sem dinheiro para pagar a conta de luz.

    O desemprego continua subindo a patamares preocupantes. Se compararmos os dados do IBGE deste ano até o mês de julho com os do mesmo período do ano passado, nós vamos notar que o número de desempregados no País cresceu em mais de 1,8 milhão de pessoas. E aí nós temos que entender que é preciso encontrar caminhos para que não se agrave essa situação relacionada à questão econômica.

    Ontem, a convite do Facebook, eu estive em Bento Gonçalves, participando de uma iniciativa interessante relacionada a impulsionar seu negócio através de uma rede social - no caso, o Facebook. Naquele mesmo momento, o Prefeito da cidade de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, um jovem empreendedor, decidiu ir na contramão do que estão fazendo o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele decidiu apresentar, naquela oportunidade, ontem à tarde, à Câmara de Vereadores, aproveitando a cerimônia desse seminário, para oferecer uma proposta de isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços), cobrado pelo Município, a todo empreendimento que se instalar naquele Município. Ele também só cobrará o IPTU daquele empreendimento na hora em que ele começar a funcionar; enquanto estiverem em fase de construção, não haverá cobrança de IPTU. É uma iniciativa louvável e criativa para mostrar que é possível estimular e impulsionar os negócios. A internet está provando que é capaz de ajudar também na superação das dificuldades econômicas. Por isso, essa iniciativa muito bem-vinda do Facebook lá para ajudar. Os empreendedores hoje criativos e talentosos, com uma câmera na mão, criam um grande negócio

    Também, ao lado positivo de iniciativas louváveis de um Município muito empreendedor, como é Bento Gonçalves, houve um lado também da realidade. Ali próximo a Bento Gonçalves, Senador Walter Pinheiro e Senador Jorge Viana, que são Senadores municipalistas, há um Município, o mais novo Município do Brasil, chamado Pinto Bandeira, a 14 km de Bento Gonçalves. Eu fui de Bento Gonçalves até lá para tomar um café da manhã com os empresários e as lideranças. Senador Walter Pinheiro, que é especialista em telecomunicações, nesses 14 km, que é uma zona acidentada, na encosta superior do Nordeste na região serrana do Rio Grande, para eu conseguir falar no telefone, eu tive que entrar numa estação de pesquisa no Centro Tecnológico da Vinícola Aurora, que tem 80 anos. Eu tive de subir na parte mais alta daquela região - aliás, é muito bonito o lugar, onde recebem pessoas para discutir a questão da viticultura - para poder falar, sem falar na estrada, onde não havia nenhuma sinalização. E era um centro de pesquisa...

    O Sr. Walter Pinheiro (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Fora do microfone.) - Chegar a ter banda larga.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Precisa chegar a ter banda larga - isso aí, Senador Walter Pinheiro, exatamente.

    E também as pessoas ficaram 15 dias sem nenhum acesso às telecomunicações por causa do temporal que aconteceu lá.

    E ainda houve algo trágico ali, um dos cenários mais bonitos, mais bucólicos que eu já vi. Falam muito na Toscana, mas aquilo não perde para a Toscana, não, Senador. Naquele cenário lindo, estão as grandes vinícolas. Vou lhe dizer uma que eu tive a oportunidade de visitar: Cave Geisse. Todo mundo já deve ter tomado um champanhe, um espumante da Cave Geisse, marca que está citada no livro sobre os melhores vinhos espumantes do Brasil...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - ... e entre os dez melhores do mundo. Está lá essa marca. Cito também Valmarino, Don Giovanni, Aurora - centro de pesquisas - e Fornasier. Nesse Município de 3 mil habitantes, estão instaladas todas essas empresas, trabalhando e produzindo. Só que, ali mesmo, caiu uma geada fora de época, que destruiu de 30% a 40%, a 50% dos parreirais e de 30% a 40% dos pessegueiros, frutas que iriam dar renda para esses agricultores.

    Senadores, nós temos que cuidar urgentemente de um seguro para a situação de emergência desses agricultores que padecem, trabalham e sofrem. Com o dólar nessas alturas, esta é a hora de faturarem, porque as frutas que importamos saem mais caras. Então, eu queria saudar os produtores de Pinto Bandeira. Vamos, na Comissão de Agricultura, trabalhar...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - ... em prol não só dessa região, mas também de outras regiões do meu Estado que foram afetadas por geadas fora de época, comprometendo, dramaticamente, a renda dos fruticultores.

    Eu também quero saudar o Instituto Lado a Lado pela Vida pelo fórum sobre doenças cardiovasculares no programa lançado, hoje, no Interlegis: Siga seu Coração. No Brasil, milhares e milhares de pessoas morrem de doenças cardiovasculares, especialmente ataque cardíaco. Então, temos que cuidar bem do nosso coração.

    Muito obrigada, Senador Jorge Viana.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2015 - Página 170