Pronunciamento de Aloysio Nunes Ferreira em 06/10/2015
Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Cumprimento aos senadores japoneses que estão em visita oficial ao Congresso Nacional.
- Autor
- Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
- Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL:
- Cumprimento aos senadores japoneses que estão em visita oficial ao Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 253
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, GRUPO, SENADOR, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, VISITA OFICIAL, CONGRESSO NACIONAL, COMENTARIO, CONTRIBUIÇÃO, IMIGRANTE, CULTURA, BRASIL.
O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Meus caros colegas Senadores japoneses, é uma honra para nós recebê-los no Senado Federal! Os senhores aqui representam uma instituição parlamentar de importância capital para o funcionamento da democracia japonesa.
Represento, no Senado, ao lado do Senador José Serra e da Senadora Marta Suplicy, o Estado de São Paulo. O Estado de São Paulo é o Estado mais populoso do Brasil. É um Estado que deve muito da sua pujança econômica e da sua força cultural à comunidade japonesa e aos descendentes de japoneses.
Uma das nossas grandes artistas plásticas, falecida ainda recentemente com mais de 90 anos, foi Tomie Ohtake, uma artista plástica que criou, que trabalhou e que encheu o mundo de beleza até os últimos dias de sua vida. Tomie representa muito esta característica do povo japonês, a criatividade, a crença no trabalho, a dedicação à comunidade em que se insere.
A vida da comunidade japonesa em São Paulo é uma vida cultural muito rica. Eu mesmo frequento muitas das festas tradicionais japonesas em São Paulo e no interior de São Paulo, onde, talvez, a tradição rural do Japão seja ainda mais bem preservada do que na capital. É curioso observar nessas festas, como, por exemplo, o Bon Odori, que descendentes de japoneses, ao lado de brasileiros de sempre, participam das mesmas festividades, participam dos mesmos cânticos, fazem as mesmas evoluções coreográficas, simbolizando, com isso, que somos um mesmo povo, povos irmãos.
Desejo ardentemente que essa visita da comitiva japonesa contribua, como certamente contribuirá, para o estreitamento das relações parlamentares entre as nossas casas representativas. Com isso, contribuiremos para uma proximidade maior ainda entre os nossos povos.
Sejam bem-vindos! (Palmas.)