Pela ordem durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da cultura japonesa no Estado do Amazonas.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Considerações acerca da cultura japonesa no Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 254
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INFLUENCIA, CULTURA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, LOCAL, BRASIL, ENFASE, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Maioria/PSD - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - A nossa relação com a colônia japonesa e com o povo japonês é muito forte. O Amazonas tem uma relação de amizade com o povo japonês.

    Eu, como Governador, tive a felicidade de pedir desculpas ao povo japonês pela perseguição no Município de Parintins aos japoneses, que ali fizeram uma cultura importante de juta e de malva, grandes contribuintes para o desenvolvimento da região amazônica. Hoje, grandes empresas japonesas mundiais, como a Moto Honda, a Yamaha e outras que não vou citar aqui, estão instaladas no Polo Industrial de Manaus.

    Para mim, é uma honra muito grande recebê-los. Tenham no povo amazonense uma relação de amizade, que já existe há muitos anos. Há mais de cem anos, o povo japonês se instalou no meu Estado. Quero dizer do respeito que tenho pelos japoneses, do respeito que tenho pela cultura e, principalmente, pela determinação do povo japonês.

    Então, agradeço a presença de todos vocês aqui. Nós nos sentimos muito honrados por isso. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 254