Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª. na Marcha Pela Vida Contra o Aborto, realizado na cidade de Fortaleza - CE; e outro assunto.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da participação de S. Exª. na Marcha Pela Vida Contra o Aborto, realizado na cidade de Fortaleza - CE; e outro assunto.
ECONOMIA:
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 275
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MARCHA, COMBATE, ABORTO, LOCAL, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE).
  • CRITICA, PROPOSTA, AUTORIA, GRUPO, LIDERANÇA, RELIGIÃO, ASSUNTO, CRIAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, LIBERAÇÃO, IGREJA, PAGAMENTO, TAXAS, OBJETO, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, RETORNO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Só quero fazer um registro, Sr. Presidente, enquanto o Senador Fernando Bezerra se dirige à tribuna, porque é muito longa a caminhada.

    Eu estive, no sábado próximo passado, na Marcha Pela Vida Contra o Aborto, em Fortaleza. E quero parabenizar os pró-vidas de Fortaleza e um dos seus líderes mais importantes, Luís Eduardo Girão - conterrâneo e quase irmão do Senador Eunício -, pelas causas e pela própria vivência.

    E foi uma movimentação intensa, uma grande passeata na praia, de um povo, Sr. Presidente, que foi às ruas dizer que tudo começa com a vida, que tudo começa na concepção, e repudiar aqueles que querem fazer desta Nação uma Nação abortista.

    Havia pessoas, líderes de todo o País, mas o povo do Ceará se mostrou coeso na defesa da vida. E eu pude, na minha fala, em cima de um trio elétrico, fazer uma referência ao Senador Eunício e ao Senador Tasso.

    Dizia eu, Senador Eunício: Em relação aos Deputados Federais desta terra nada posso falar, porque não convivo, não conheço as posições. Mas, em relação ao Senador Tasso e ao Senador Eunício, com quem mais convivo de perto, posso lhes reafirmar que eles são pró-vida e defensores da vida.

    Foi um dia memorável para o Brasil aquela marcha.

    E encerro fazendo este segundo registro que, para mim, é muito importante, como cristão, Sr. Presidente. A Presidente Dilma recebeu um grupo de líderes, lá, que foram pedir a ela que, caso passe a CPMF, ajude a passar uma emenda para as igrejas não serem taxadas. A minha fala é repudiando. Eu sou cristão, sou evangélico e estou num momento como este, em que todo mundo poderá vir a pagar a CPMF. Se depender de mim, não virá. Mas, se vier, um imposto cumulativo.

    Então quer dizer que o fiel da igreja vai pagar CPMF para pagar, para receber, para comprar na farmácia, de qualquer jeito vai pagar, mas a estrutura não quer pagar CPMF.

    Eu revelo aqui a minha insatisfação. A Bíblia diz que, em tempo de crise, se seu irmão o convidar a caminhar uma milha, vá duas com ele; se você tem duas túnicas, divide uma com ele. Se o momento é de sacrifício, a Igreja é que tem que fazer oferta, e não pedir para ser ofertada.

    De maneira que eu repudio; essa proposta não me representa. Em um País majoritariamente cristão, esse não é o papel em um momento como esse.

    Faço este registro até em respeito a toda uma sociedade que poderá vir a pagar, mas que, com fé em Deus, não pagará se depender do meu voto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 275