Pela ordem durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, ex-prefeito de Juazeiro do Norte - CE.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, ex-prefeito de Juazeiro do Norte - CE.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 276
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, JUAZEIRO DO NORTE (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com muita tristeza que registro neste plenário que o meu Ceará perdeu hoje um dos políticos mais importantes de sua história: José Mauro Castelo Branco Sampaio, que faleceu após uma longa batalha contra o câncer. Embora ele fosse fortalezense, Dr. Mauro tornou-se adotivo de coração e alma na minha região, a minha querida região do Cariri, principalmente de Juazeiro do Norte, de onde foi prefeito por duas vezes. 

    Médico de formação e homem público por vocação, Mauro Sampaio representou o Ceará como Deputado Federal por cinco mandatos seguidos. Nesse período, ele fez mais de 300 pronunciamentos, apresentou 94 projetos de lei e lutou incansavelmente pelo Ceará e pelo Brasil. Foi Secretário de Planejamento e Coordenação do Estado Ceará e depois assumiu, Sr. Presidente, a pasta da Secretaria de Fazenda do Estado.

    Seu legado nos deixou grandes obras, como o Estádio Romeirão e o monumento em homenagem ao nosso querido Padre Cícero, na Colina do Horto - um dos principais pontos de visitação do romeiro nordestino e uma das principais referências da religiosidade popular do Brasil.

    Um dos grandes incentivadores do desenvolvimento do ensino no Ceará, Mauro Sampaio também deixou ao nosso povo a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, a sua menina dos olhos.

    Por isso, Sr. Presidente, querido por todos os cearenses, o Dr. Mauro Sampaio nos deixa o exemplo de brilhantismo...

(Soa a campainha.)

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE) - ...integridade e entrega à sua terra.

    Obrigado por tudo que o senhor fez pelo Ceará, Dr. Mauro. Que Deus o tenha no céu!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 276