Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimendo do ex-Senador José Eduardo Dutra.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimendo do ex-Senador José Eduardo Dutra.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 278
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE EDUARDO DUTRA, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

     O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Da mesma forma, Sr. Presidente, eu gostaria de me manifestar, e o faço publicamente, com relação a um estimado amigo.

    Eu convivi com José Eduardo Dutra durante os oito anos em que ele foi Líder do PT e eu era Líder do PFL. Nós tínhamos divergências monumentais, tivemos debates muito acalorados. Eu não diria que José Eduardo Dutra fosse uma pessoa de convívio afável, mas ele era um sujeito sincero. Eu gostava, meu sangue cruzava bem com o dele. Eu gostava da convivência com ele, muito embora entendesse nele uma figura arestosa. Ele era um homem de convicções muito fortes, mas muito sincero e homem de gestos. Era um homem de gestos.

    Eu fui surpreendido com a notícia do seu falecimento - eu não sabia nem que ele era portador de câncer. E veio a notícia do falecimento dizendo dos 58 anos de Eduardo.

    Eu fui um dos que, quando Lula ganhou a eleição - e ele, Líder do PT, líder de uma resistência durante muito tempo -, conversava com alguns poucos colegas sobre o futuro dele, que já não era mais Senador. Eu dizia a ele: “Você vai ser escolhido. É muito difícil o Governo do PT não ir buscar um valor como o seu”. E ele terminou escolhido.

    E, por onde ele passou, honrou, do ponto de vista ético, a sua passagem pelas funções. Eu digo isso me referindo ao ex- Líder do Partido dos Trabalhadores que, comigo e com Arthur Virgílio, digladiou durante oito anos, com quem tive divergências de fundo e de muita profundidade, mas em quem reconhecia méritos pessoais e qualidades que quero reverenciar.

    De público, soltei uma nota em meu nome manifestando à viúva e aos filhos a minha dor, o meu senti- mento de pesar e a manifestação de solidariedade à família enlutada, o que faço de forma repetida no plenário

deste Senado, em meu nome e em nome do meu Partido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 278