Pela ordem durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Ministro Levy pela liberação de recursos do FEX, que beneficiarão o Estado de Mato Grosso.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Agradecimento ao Ministro Levy pela liberação de recursos do FEX, que beneficiarão o Estado de Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 279
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • AGRADECIMENTO, JOAQUIM LEVY, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MOTIVO, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, OBJETIVO, PAGAMENTO, FOMENTO, EXPORTAÇÃO, COMENTARIO, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MUNICIPIOS, REGIÃO.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu quero aproveitar o momento de votação para fazer um agradecimento aqui, em público, ao nosso Ministro da Fazenda, o Ministro Levy, que nessa segunda-feira liberou os recursos do FEX, que eram recursos pelos quais nós estávamos trabalhando, toda a Bancada de Mato Grosso, a Bancada aqui do Senado Federal.

    São recursos que fazem muito bem para as contas do Estado de Mato Grosso, uma vez que, de um total de R$1,95 bilhão - é esse o volume -, R$400 milhões vão para o Estado do Mato Grosso.

    E o Ministro Levy - faço questão de registrar aqui -, no início do ano, quando começamos a cobrá-lo, nos disse claramente: "No primeiro semestre, não poderei fazer o pagamento. Vou encaminhar esse assunto para o segundo semestre e farei o pagamento em quatro parcelas".

    Bom, passamos o primeiro semestre e, neste momento, já no segundo semestre, o Governo mandou, então, num projeto de lei para a Câmara, que foi aprovado lá e que foi aprovado aqui também, uma autorização para o pagamento desse FEX.

    Na sexta-feira, a Presidente Dilma sancionou a lei. Quer dizer, deu ao Ministro da Fazenda autonomia para que ele pudesse fazer o pagamento. E foi o que ele fez já na segunda-feira cedo. Logo de tarde, às 14 horas, 13 horas e 9 minutos no horário de Mato Grosso, os recursos já estavam nas contas do Estado e também dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

    Esses Municípios estavam numa dependência muito grande desses recursos, e a entrada dos recursos para o 141 Municípios do Estado de Mato Grosso ajudou, em muito, os prefeitos, para que eles possam conduzir as suas políticas, no dia a dia, e manter as prefeituras em funcionamento, uma vez que nós temos uma grande dificuldade com a crise econômica por que passamos no País, no Estado e também nos Municípios.

    Então, eu quero aqui ressaltar o cumprimento da palavra do Ministro Levy, elogiá-lo por isso, agradecê-lo por isso. Isso me dá esperança de que os próximos embates, os próximos acordos que forem feitos com o Ministro Levy, com o Ministério da Fazenda, serão integralmente cumpridos.

    Fica aqui meu agradecimento ao Ministro Levy, fica o meu agradecimento a todos os colegas aqui do Senado e também aos Deputados Federais que votaram favoravelmente a essa matéria, também à Presidente Dilma, porque, neste momento, não houve qualquer enrolação, Senadora Lúcia Vânia. Assim que o projeto passou por aqui, houve a sanção e o imediato pagamento dos recursos do FEX para os nossos Estados, que tanto precisavam, tanto almejavam. No dia de segunda-feira então, no dia de ontem, esses recursos chegaram lá.

    Muito obrigado, Presidente. Que fique registrado, então, o meu agradecimento ao Ministro Levy por esse cumprimento da palavra exatamente no dia em que pôde fazer e em que nós combinamos. Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 279