Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ex-senador José Eduardo Dutra.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-senador José Eduardo Dutra.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 286
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE EDUARDO DUTRA, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

    O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para fazer minha homenagem ao nosso antigo Senador e meu colega aqui no Senado, José Eduardo Dutra.

    Nos anos 90, nós convivemos nesta Casa. Para mim, um período curto, uma vez que foi entre dois ministérios do Governo Fernando Henrique, mas muito proveitoso. Quero dizer que fizemos coisas conjuntas naquela época. Em primeiro lugar, uma emenda à Constituição que suprimiu um artigo que tinha 10 ou 12 penduricalhos que conturbavam muito o papel que a nossa Constituição poderia exercer em matéria de instabilidade econômica. Quero dizer que só foi possível essa minha emenda ser aprovada graças à aliança que fizemos com o Senador Dutra.

    Posteriormente, juntos e com o nosso querido e também falecido Senador Jefferson Peres, nós impulsionamos mudança constitucional que extinguiu a categoria de juízes classistas. Se a Justiça do Trabalho já tem problemas, imagine na época em que existiam juízes classistas dos dois lados.

    Muitas outras coisas fizemos em comum, dentro do espírito público que o Senador Dutra mostrava aqui, sem deixar, evidentemente, de cumprir as suas tarefas partidárias, de cumprir o seu papel de oposição.

    Quero dizer que, nessa época, as nossas maiores divergências, fora a avaliação do Governo Fernando Henrique e a atitude da oposição petista, ocorriam em torno do futebol, quando jogava especificamente Botafogo contra Palmeiras. Ele era botafoguense fanático e eu, conhecido palmeirense fanático.Realmente não conseguia entender como um mineiro que morava em Sergipe e estava em Brasília podia torcer para o Botafogo. No meu caso, a torcida pelo Palmeiras era mais justificada, uma vez que se trata de um time paulistano.

    Lamento muito o desaparecimento prematuro do nosso antigo Senador. E digo muito à vontade, a respeito dele, as coisas que mencionei, porque sei também que, nas campanhas presidenciais, ele não me poupou de críticas, de reparos, de debate, embora sempre mantendo o seu tom civilizado, sem nenhuma baixaria. E tivemos oportunidade também de debater.

    Lamento muito que tenha desparecido prematuramente com uma doença que lhe cobrou um preço muito alto em matéria de desconforto, em matéria de incerteza e de insegurança de vida.

    É isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 286