Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo centenário do nascimento do Sr. Lourival Baptista em 3 de outubro.

Autor
Maria do Carmo Alves (DEM - Democratas/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem pelo centenário do nascimento do Sr. Lourival Baptista em 3 de outubro.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 308
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CENTENARIO, NASCIMENTO, LOURIVAL BAPTISTA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

DISCURSOS ENCAMINHADOS À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203, COMBINADO COM O INCISO I E § 2º DO ART. 210, DO REGIMENTO INTERNO.

    A SRª MARIA DO CARMO ALVES (Bloco Oposição/DEM - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Senhor Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, no dia 3 de outubro passado celebramos o centenário de nascimento do Senador por Sergipe, Lourival Baptista, e gostaria de registrar a grandeza do homem, do médico e do político, cuja memória nos compete preservar para as próximas gerações de sergipanos e brasileiros.

    Lourival Baptista nasceu no município baiano de Entre Rios e formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1942. Prestou residência no Serviço Médico do Exército e foi como médico da fábrica São Gonçalo que ele chegou a Sergipe, no final de 1943, para atender os operários e seus tan1iliares, em São Cristóvão.

    Recém-casado com dona Hildete Falcão Baptista mudou-se para a cidade histórica e posteriormente para Aracaju, nas quais se destacou como médico dedicado e político de grande carisma. Foi eleito Deputado Estadual (1947-1951), Prefeito da Cidade de São Cristóvão (1951-1954) e depois Deputado Federal por Sergipe eleito por dois mandatos consecutivos em 1959 e 1963. Assumiu o Governo do Estado de Sergipe em 1966 e a partir de 1970 chegou ao Senado, onde exerceu três mandatos consecutivos.

    Seu Governo foi marcado por obras de grandes vultos, como o Estádio Governador Lourival Baptista, a Arena Batistão, que serviu como Centro de Treinamento para a Seleção Grega na recente Copa do Mundo de Futebol, e o Edifício Estado de Sergipe, ainda hoje o prédio mais alto do Estado, com seus 96 metros de altura e 28 andares. Uma construção arrojada e audaciosa, construída há quase 50 anos para sinalizar o progresso sergipano, tornando-se sede do Banco do Estado de Sergipe e de outras repartições públicas, estaduais e federais.

    Criou o Tribunal de Contas de Sergipe, uma reivindicação antiga dos sergipanos que se concretizou em seu governo. Estabeleceu uma política desenvolvimentista, promoveu a instalação da Petrobrás e do Centro universitário, abriu estradas, eletrificou o interior do Estado, construiu escolas rurais, hospitais e maternidades.

    Esses são alguns motivos que fazem do Dr. Lourival Baptista uma figura notável e inesquecível para todos os sergipanos e pelos quais faço registrar essa homenagem, dando a conhecer à sua descendência, seus filhos e netos, o respeito e o carinho que angariou dos sergipanos, durante o tempo que esteve entre nós.

    Era esse registro que queria fazer, Sr. Presidente, em celebração ao centenário do Senador Lourival Baptista.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 308