Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a participação de S. Exª no Fórum de Parlamentares a favor da Avaliação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Comentários sobre a participação de S. Exª no Fórum de Parlamentares a favor da Avaliação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2015 - Página 308
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, FORUM, PARLAMENTO, ORGANIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, PANAMA, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, AVALIAÇÃO, POLITICA PUBLICA, DESENVOLVIMENTO, AMERICA LATINA, CARIBE, COMENTARIO, ASSINATURA, TRATADO, REFERENCIA, MELHORAMENTO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO, ENFASE, APRESENTAÇÃO, INSTRUMENTO, FISCALIZAÇÃO, PLANEJAMENTO, ECONOMIA, APLICAÇÃO, BRASIL.

    A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com o objetivo central de orientar iniciativas e políticas públicas nacionais, durante os próximos 15 anos, a Organização das Nações Unidas, a ONU-Mulheres, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram, recentemente, no Panamá, o Fórum de Parlamentares a favor da Avaliação de políticas públicas para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe.

    Este evento de grande relevância para os governos da região circunscrita, trabalhou na perspectiva de avaliar as metas e objetivos de desenvolvimento sustentável e das políticas públicas, constantes da agenda, em período posterior a 2015.

    Já os objetivos específicos deste evento foram a formação de uma rede de intercâmbio regional sobre avaliação, desenvolvimento e parlamento; o estabelecimento de bases legais nacionais a favor da avaliação de políticas públicas e o uso das avaliações pelo Poder Legislativo. No nosso caso, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

    Vale ressaltar que um dos pontos mais importantes deste fórum foi a definição da assinatura da nova agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, a exemplo do que foram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vai orientar iniciativas e políticas públicas nacionais, durante os próximos 15 anos.

    Designada por esta Casa, tive a satisfação, de participar deste relevante evento, representando nosso Congresso Nacional, juntamente com o deputado federal Efraim Morais (DEM/PB). Assim, reunida com parlamentares de outros países, reafirmei nosso papel fiscalizador, voltado a exigir o cumprimento das leis orçamentárias, para que estas estejam sempre de acordo com as metas de desenvolvimento humano, previamente definidas pela ONU, com vistas à redução das desigualdades de toda ordem no mundo, especialmente, em nossos países.

    Assim, expus a forma como fazemos o acompanhamento das políticas públicas no Brasil, ou seja, por meio do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

    No caso do PPA, que tem vigência de quatro anos (2016-2019), são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Ressaltei que temos trabalhado para fazer com que as leis orçamentárias se voltem às metas de desenvolvimento humano, definidas pela ONU, para a redução das desigualdades de toda ordem.

    Com relação às metas do milênio, mostrei que cumprimos, as metas de combate à fome e à miséria, de redução da mortalidade infantil e de cooperação internacional para o desenvolvimento.

    Todavia, relatei que ainda temos muito a avançar no que se refere à universalização do ensino básico, à igualdade entre os sexos, à saúde materna, ao combate à aids e à malária e à sustentabilidade ambiental.

    Para os próximos anos apontamos metas no eixo da educação, com vistas à cidadania e ao desenvolvimento social e econômico e definimos alcançar a igualdade de gênero e de empoderamento de todas as mulheres e meninas, bem como garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

    Outro eixo estratégico foi o de inclusão social e redução de desigualdades, com melhor distribuição das oportunidades e do acesso a bens e serviços públicos de qualidade. Neste sentido, apontamos as metas de acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e com a fome e alcançar a segurança alimentar, com melhoria da nutrição e, ainda, garantia de disponibilidade e manejo sustentável da água.

    No eixo ampliação da produtividade e da competitividade da economia, com fundamentos macroeconômicos sólidos, sustentabilidade e ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura, estabelecemos o que segue: promover crescimento econômico inclusivo e sustentável; promover a industrialização inclusiva; garantir acesso à energia barata e sustentável; assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis; promover o uso sustentável das florestas e conservar e promover o uso sustentável dos oceanos.

    Já no eixo, fortalecimento das instituições públicas, com participação e controle social, transparência e qualidade de gestão, apontamos para: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes; promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável e tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima.

    Por fim, relatei que, desde 2014, comissões temáticas do Senado avaliam políticas públicas de acordo com suas áreas de atuação e que, além de observar economicidade, eficácia, eficiência e efetividade, o Senado faz recomendações de aprimoramento.

    Considero, portanto, que foi de fundamental valia, minha participação neste evento que tinha como critérios a representatividade regional e as paridades de gênero e de representatividade ideológica e que estabeleceu como critério essencial, garantir a participação de parlamentares que assumissem o compromisso de apoiar o tema na sua ação legislativa. Aqui estou, portanto, prestando contas de minha ação e, ao mesmo tempo reafirmando meu compromisso com esta ação internacional, em favor de nosso país e de nosso povo.

    Era o que tinha a dizer.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2015 - Página 308