Fala da Presidência durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

* Elogio às metas apresentadas pela Presidente Dilma Rousseff a respeito das mudanças climáticas.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • * Elogio às metas apresentadas pela Presidente Dilma Rousseff a respeito das mudanças climáticas.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2015 - Página 193
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • ELOGIO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCURSO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), COMPROMISSO, BRASIL, PROPOSTA, MUDANÇA CLIMATICA, ENFASE, IMPORTANCIA, DESCOBERTA, INDICIO, AGUA, PLANETA, VIZINHO.

     A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Imagina, Senador. A Mesa é que cumprimenta V. Exª pelo pronunciamento e, antes de convidar o próximo orador, eu gostaria de dizer que a Presidente Dilma, quando falou ontem, nas Nações Unidas, a respeito das mudanças climáticas apresentou uma meta ousada, talvez das maiores do mundo, Senador. E isso é importante porque há muito tempo o Brasil vem-se posicionando de uma forma extremamente positiva, no âmbito das negociações mundiais, no que diz respeito às mudanças climáticas.

     V. Exª falou da nossa Terra. Há poucos minutos, quando eu cheguei aqui, no Senado Federal, adentrei

em meu gabinete, vinda de um debate, um importante evento organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, onde coordenei uma Mesa, vi, pela televisão, uma notícia que considero das mais importantes: foi descoberta água, possivelmente, fora do Planeta Terra, em Marte.

     E isso, se for confirmado, é algo fundamental. Diz que Marte teria córregos sazonais de água salgada. Isso é uma revelação feita agora, há pouco instantes, pela Nasa, agência norte-americana. Seriam veios de sal- moura, que se formam em encostas de montanhas em meses quentes. Isso, sem dúvida nenhuma, reacende a discussão sobre se o planeta é habitável por micróbios ou não.

    Essas formações que já haviam sido reveladas antes em imagens do planeta já eram apontadas como, possivelmente, originadas de salmoura. Mas só agora é que surgiram evidências diretas desse fenômeno. Essas linhas de encostas recorrentes, como os cientistas estão chamando, seriam faixas estreitas com menos de 5m de largura, que aparecem durante as estações quentes em certas regiões marcianas. As linhas se alongam durante algum tempo e depois se encolhem nas estações mais frias.

    Os cientistas não conseguem, entretanto, confirmar a natureza do fenômeno. Mas, escreveu Ojha, em um estudo publicado hoje na revista Nature Geoscience: “Determinar se água líquida existe na superfície mar- ciana é central para a compreensão do ciclo hidrológico e para o potencial da existência de vida em Marte”.

Não é algo pacífico, porque existem outros cientistas que dizem não ser possível ainda se afirmar a existência ou não de vida a partir das condições dos córregos de salmoura, ou seja, se esses córregos que foram localizados e confirmados já seriam suficientes para dizer ou não se há vida. Mas, em relação ao ciclo hidrológico, é, sem dúvida nenhuma, uma grande descoberta.

     É por isso, Senadores, que, sobre tudo isso que o Senador Paulo Paim discursou - tendo V. Exª, Senador Paulo Paim, recebido tantos apartes dos Senadores presentes -, esse mundo sustentável que defenda a pessoa humana, que defenda os demais seres vivos, que defenda o planeta como um todo, nesse esforço, sem dúvida nenhuma, o investimento em ciência, em pesquisa, é fundamental.

Acho que o que está sendo noticiado para o mundo inteiro hoje é algo da mais extrema importância. Fico feliz em estar aqui e poder relatar esse assunto.

     Dando sequência aos nossos trabalhos - pedindo desculpas aos Senadores presentes, mas é um assunto que considero de extrema relevância -, convido o Senador Valdir Raupp para fazer uso da palavra pela Lide- rança do PMDB, que, aliás, acabou de organizar um belo ato de filiação da Senadora Marta.

     Gostaria de destacar, Senador Raupp, que, no pronunciamento da Senadora Marta Suplicy, ela falou, de uma forma muito enfática, muito importante - aliás, como tem sido sempre pautada toda a sua vida pública parlamentar -, em defesa das mulheres e, sobretudo, na necessidade de aprovarmos, agora, na Câmara, o que o Senado já fez: a PEC que estabelece temporariamente - mas mesmo temporariamente - uma quota para as mulheres.

     Então, cumprimento V. Exª pelo ato organizado no Estado de São Paulo, de filiação da Senadora Marta Suplicy ao seu Partido, o PMDB.

Com a palavra, o Senador Valdir Raupp.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2015 - Página 193