Pronunciamento de Jorge Viana em 08/10/2015
Fala da Presidência durante a 178ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Comentários sobre a edição 2015 do Projeto Jovem Senador.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Comentários sobre a edição 2015 do Projeto Jovem Senador.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/10/2015 - Página 14
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- ANUNCIO, CONCURSO, REDAÇÃO, SENADO, PROJETO, AMBITO, ESTUDANTE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, OPORTUNIDADE, CONHECIMENTO, ADOLESCENTE, FUNCIONAMENTO, LEGISLATIVO.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - É o último comunicado, o último assunto da Ordem do Dia.
Neste momento, interrompo a deliberação das matérias, para anunciar a edição 2015 do Concurso de Redação do Senado Federal Jovem Senador.
São três jovens, cujas redações foram escolhidas dentre as 27 vencedoras, representando cada unidade da Federação.
O Prêmio Jovem Senador foi criado em 2011. O projeto visa a dar oportunidade aos jovens brasileiros de conhecerem esta Casa de perto, de atuarem efetivamente como Senadores no Poder Legislativo e também de tomarem conhecimento sobre o processo de criação das leis.
O tema da redação deste ano foi “A participação política no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. A divulgação do concurso foi dirigida para as 18 mil escolas das redes públicas estaduais. Ele está focado no ensino médio. Até hoje, o Jovem Senador já recebeu mais de 200 mil redações, atingiu mais de 600 mil alunos e contou com a participação efetiva de 16 mil professores em todo o País.
Srªs e Srs. Senadores, algumas das sugestões legislativas elaboradas pelos 135 estudantes que já participaram do projeto tramitam na Casa, no Senado Federal - outras já seguiram para a Câmara -, como proposições da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Duas delas já foram aprovadas neste plenário e enviadas à Câmara dos Deputados. São os Projetos de Lei do Senado (PLS) nºs 467, de 2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para promover plano de recuperação de alunos de baixo rendimento, e 185, de 2012, que trata da qualificação dos professores.
Neste ano, o Senado recebeu mais de 84 mil redações. Os 27 vencedores estarão conosco de 16 a 20 de novembro para participarem do Jovem Senador no Senado Federal. Todos esses estudantes serão premiados, assim como as escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional, escolhidos hoje por uma comissão julgadora.
Eu queria aqui chamar a atenção, usando a Rádio Senado e a TV Senado, para o anúncio dos três vence-
dores da edição de 2015 do Projeto Jovem Senador. Já adianto aqui, portanto, ter tomado conhecimento do resultado, chamando a atenção de todos do meu Estado para o fato de uma aluna da escola de Cruzeiro do Sul ter sido a segunda colocada.
Então, o primeiro lugar ficou com a redação “Democracia Científica”, da aluna Mariana Souto Pimenta, da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, no Município de Passos, Estado de Minas Gerais.
Venceu em segundo lugar a redação “Superar as Diferenças para Fazer a Diferença”, da aluna Eduarda Moura Pinheiro - e eu anuncio com muita satisfação -, da Escola Estadual Craveiro Costa, no Município de Cruzeiro do Sul, por acaso no meu Estado do Acre. Então, aqui a Eduarda Moura e a Escola Craveiro Costa ficaram com o segundo lugar deste ano.
A terceira melhor redação foi “Ordem ou Protesto”, da aluna Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, no Município de Aracaju, Estado de Sergipe.
Então, são os três premiados deste ano. As demais redações finalistas estão disponíveis no site do Jovem Senador do Senado Federal, www.senado.leg.br/jovemsenador. Fica aqui o registro.
Daqui a pouco, da tribuna, vou, mais uma vez, cumprimentar a aluna Eduarda Moura Pinheiro, da Escola Craveiro Costa, lá na nossa querida Cruzeiro do Sul, pelo segundo lugar na redação Jovem Senador de hoje.
Encerrada a Ordem do Dia.