Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER EXECUTIVO:
  • *
Publicação
Publicação no DSF de 01/10/2015 - Página 293
Assunto
Outros > PODER EXECUTIVO
Indexação
  • APOIO, DISCURSO, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ASSUNTO, SITUAÇÃO, CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU), CRITICA, PROPOSTA, EXTINÇÃO, ORGÃO, EXECUTIVO, DEFESA, CONTINUAÇÃO, EXISTENCIA, ORGÃO AUXILIAR.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB. Sem revisão do orador.) - Enquanto se procede à votação, quero aproveitar o espaço e a oportunidade, Sr. Presidente, para renovar o que o Senador Aécio Neves, Presidente Nacional do PSDB, disse ontem da tribuna sobre a ameaça que está sendo estabelecida em relação à Controladoria-Geral da União. Este órgão, que foi concebido ainda no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, está ameaçado de praticamente ser extinto por um fatiamento que está sendo discutido no âmbito do Poder Executivo.

    Acredito que o Senado Federal, que já manifestou preocupação com esse fato através de um abaixo-assinado, renova neste instante o apelo para que preservemos a Controladoria-Geral da União, formada por técnicos extremamente qualificados e competentes, que prestam um serviço de extrema importância, com resultados visíveis no Brasil na qualificação da despesa pública. Apesar do preparo técnico dos servidores, a despesa da CGU com o pagamento de seu quadro funcional representa menos de 0,029% da sua Receita Corrente Líquida. Portanto, seria um retrocesso para o País ter o enfraquecimento ou, na prática, o desparecimento da Controladoria-Geral da União, no momento em que toda a sociedade exige cada vez mais transparência, lisura, zelo no trato do dinheiro público.

    Fica, então, a manifestação de solidariedade do PSDB, através da nossa Liderança, para com todos que formam a Controladoria-Geral da União, em respeito ao trabalho sério e dedicado que todos eles realizam na defesa da boa aplicação do dinheiro público no Brasil.

    Então, o PSDB apoia a manutenção da Controladoria-Geral da União e vai se manifestar contrariamente a qualquer tentativa de seu enfraquecimento que possa vir a ser feita, através da divisão de tarefas e responsabilidades com diversos ministérios.

    Agradeço a concessão da palavra, Sr. Presidente, em defesa da Controladoria-Geral da União.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/10/2015 - Página 293