Discurso durante a 180ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a realizar o Fórum Inovação, Alimentação e Agricultura e celebrar os 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a realizar o Fórum Inovação, Alimentação e Agricultura e celebrar os 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2015 - Página 19
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO), REALIZAÇÃO, REUNIÃO, ASSUNTO, INOVAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, AGRICULTURA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, GOVERNO FEDERAL, REFERENCIA, AGROPECUARIA, MELHORIA, NUTRIÇÃO, POPULAÇÃO.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Bom dia, Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, Telespectadores e Ouvintes da TV e Rádio Senado, e todos os demais aqui presentes.

    Venho a esta tribuna hoje para celebrar os 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

    Fundada no dia 16 de outubro de 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente a FAO tem 191 países membros.

    A sua atenção é voltada essencialmente ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome.

    A FAO também é fonte de conhecimento e informação. Ajuda os países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos e o desenvolvimento agrícola e rural sustentável.

    Já no Brasil o escritório da FAO foi criado em novembro de 1979. Desde então, a FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável.

    Além disso, reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo, para aumentar a produção e o acesso de todos aos alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais.

    Caros colegas, a FAO trabalha em conjunto com programas de suma importância para o nosso país, como:

    * Programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MOA).

    * Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MOA).

    * Programa de Organização Produtiva de Comunidades - PRODUZIR, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

    * Programa Nacional de Florestas - PNF, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

    * Programa Nacional de Gestão Ambiental Rural, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

    * Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

    * Programa Nacional de Alimentação Escolar, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE, Ministério da Educação (MEC).

    * Programa de Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciativas regionais e subregionais vinculadas a Sanidade Animal, Proteção Vegetal, Biocombustíveis, Segurança Alimentar.

    Senhoras e Senhores, fica evidente a sua importância no tocante a alimentação, informação, incentivos, evolução e preservação. Hoje podemos dar os parabéns aos integrantes desta organização pelos seus 70 anos, trabalhando juntos para um mundo melhor.

    Quero dar os parabéns também a minha nobre colega do Rio Grande Sul, a Senadora Ana Amélia.

    Hoje, presidente da comissão de agricultura e reforma agrária nesta Casa, sabe tanto quanto eu, e até mais, da relevância de incentivarmos o setor rural, de nos mantermos firmes nas lutas de melhorias, sejam elas trabalhistas, tecnológicas, de preservação, e alimentícia.

    Parabéns Senadora pela solicitação de uma sessão especial, e tenho certeza, que vossa excelência também contribui para as melhorias do nosso país diante a presidência da comissão e como parlamentar extremamente ativa nesta Casa.

    Era o que eu tinha a dizer.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2015 - Página 19