Pronunciamento de Sandra Braga em 15/10/2015
Comunicação inadiável durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 163 anos de emancipação do Município de Parintins-AM.
- Autor
- Sandra Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Sandra Backsmann Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Comemoração dos 163 anos de emancipação do Município de Parintins-AM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/10/2015 - Página 172
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, EVENTO, FOLCLORE.
A SRª SANDRA BRAGA (Bloco Maioria/PMDB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada.
Primeiro, eu gostaria de parabenizar o aniversariante, o Senador Donizeti, e gostaria de desejar ao senhor muita saúde. Que Deus o abençoe hoje e sempre.
Gostaria também de parabenizar a nossa amiga, a Senadora Lúcia Vânia, a quem aprendi a admirar. Felicidades pelo dia de hoje, o nosso abraço e o nosso desejo de sucesso, sempre, para você.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo fazer um breve registro dos 163 anos de emancipação do Município amazonense de Parintins, localizado a 369km de Manaus. Com seus 112 mil habitantes, Parintins se destaca como o segundo Município amazonense com a maior população, depois da capital.
Assim como as demais localidades do Amazonas, Parintins foi inicialmente habitada exclusivamente por diversas etnias indígenas, como os tupinambás e os parintins, que deram nome à Ilha Tupinambarana, onde se localiza o Município.
Hoje, em Parintins, 70 mil pessoas vivem na zona urbana e 32 mil, na zona rural. É uma cidade marcada pelos traços culturais, políticos e econômicos herdados dos portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, que se misturaram às etnias indígenas que habitavam a região em 1796, quando começaram as primeiras viagens exploratórias da coroa portuguesa.
Com essa diversidade étnica e cultural, Parintins transformou-se, ao longo do tempo, em identidade cultural do Estado do Amazonas, através dos inúmeros festivais folclóricos que se realizam no Município ao longo do ano. O mais famoso deles, que atrai milhares de amazonenses, brasileiros de outras regiões e turistas estrangeiros, é o Festival Folclórico dos Bois-Bumbás, onde pontificam os bois Caprichoso e Garantido.
O Festival se estende de abril a junho de cada ano.
As comemorações pelos 163 anos de Parintins, este ano, estender-se-ão por 13 horas seguidas, começando às 15h desta quinta-feira. A parte musical terá início com a apresentação dos mini Bois Garantido e Caprichoso, seguido da apresentação de diversos conjuntos musicais, muitos criados por jovens músicos de Parintins.
Quero, Sr. Presidente, nesta oportunidade, desejar a todos os parintinenses, os nossos, meu e do Ministro Eduardo Braga, mais sinceros votos de felicidades e de continuado progresso de sua bela cidade, que se debruça sobre as margens do grande Rio Amazonas.
Obrigada, Sr. Presidente.