Comunicação inadiável durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 163 anos de emancipação do Município de Parintins-AM.

Autor
Sandra Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Sandra Backsmann Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 163 anos de emancipação do Município de Parintins-AM.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2015 - Página 172
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, EVENTO, FOLCLORE.

    A SRª SANDRA BRAGA (Bloco Maioria/PMDB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada.

    Primeiro, eu gostaria de parabenizar o aniversariante, o Senador Donizeti, e gostaria de desejar ao senhor muita saúde. Que Deus o abençoe hoje e sempre.

    Gostaria também de parabenizar a nossa amiga, a Senadora Lúcia Vânia, a quem aprendi a admirar. Felicidades pelo dia de hoje, o nosso abraço e o nosso desejo de sucesso, sempre, para você.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo fazer um breve registro dos 163 anos de emancipação do Município amazonense de Parintins, localizado a 369km de Manaus. Com seus 112 mil habitantes, Parintins se destaca como o segundo Município amazonense com a maior população, depois da capital.

    Assim como as demais localidades do Amazonas, Parintins foi inicialmente habitada exclusivamente por diversas etnias indígenas, como os tupinambás e os parintins, que deram nome à Ilha Tupinambarana, onde se localiza o Município.

    Hoje, em Parintins, 70 mil pessoas vivem na zona urbana e 32 mil, na zona rural. É uma cidade marcada pelos traços culturais, políticos e econômicos herdados dos portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, que se misturaram às etnias indígenas que habitavam a região em 1796, quando começaram as primeiras viagens exploratórias da coroa portuguesa.

    Com essa diversidade étnica e cultural, Parintins transformou-se, ao longo do tempo, em identidade cultural do Estado do Amazonas, através dos inúmeros festivais folclóricos que se realizam no Município ao longo do ano. O mais famoso deles, que atrai milhares de amazonenses, brasileiros de outras regiões e turistas estrangeiros, é o Festival Folclórico dos Bois-Bumbás, onde pontificam os bois Caprichoso e Garantido.

    O Festival se estende de abril a junho de cada ano.

    As comemorações pelos 163 anos de Parintins, este ano, estender-se-ão por 13 horas seguidas, começando às 15h desta quinta-feira. A parte musical terá início com a apresentação dos mini Bois Garantido e Caprichoso, seguido da apresentação de diversos conjuntos musicais, muitos criados por jovens músicos de Parintins.

    Quero, Sr. Presidente, nesta oportunidade, desejar a todos os parintinenses, os nossos, meu e do Ministro Eduardo Braga, mais sinceros votos de felicidades e de continuado progresso de sua bela cidade, que se debruça sobre as margens do grande Rio Amazonas.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2015 - Página 172