Discurso durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque, por ocasião do Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, para a atuação de S. Exª em prol dos interesses do Estado nordestino.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Destaque, por ocasião do Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, para a atuação de S. Exª em prol dos interesses do Estado nordestino.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2015 - Página 208
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, HISTORIA, ENTE FEDERADO, ATUALIDADE, REGIÃO NORDESTE, ENFASE, SECA, REGISTRO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, AUTOR, ORADOR, OBJETIVO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, REGIÃO.

    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a comemoração do Dia do Piauí, em 19 de outubro, é momento privilegiado para prestarmos nossa homenagem e reverência aos bravos conterrâneos que, 193 anos atrás, iniciaram, em nosso Estado, o movimento de libertação da Coroa Portuguesa.

    A declaração de independência da Província pela Câmara da Vila de São João da Parnaíba, presidida por João Cândido de Deus e Silva, foi o primeiro de uma sequência de importantes eventos que acabaram por consolidar, após alguns meses, a Independência do Brasil também na região do Meio-Norte. A ela se seguiram, no dia 24 de janeiro do ano seguinte, a declaração de independência feita em Oeiras, então Capital da Província, pelo Brigadeiro Manoel de Sousa Martins; e, no dia 13 de março daquele mesmo ano de 1823, a épica Batalha do Jenipapo, travada às margens do riacho de mesmo nome, em Campo Maior.

    Os sentimentos de altivez e brasilidade daqueles nossos antepassados permanecem hoje em todos os piauienses, um povo destemido e determinado que persegue, com muita obstinação, um futuro de prosperidade e bem-estar.

    Para mim, é motivo de enorme orgulho representar, neste Senado, o Estado do Piauí. E é movido pelo profundo amor que sinto por minha terra natal que tenho procurado fazer de meu mandato um instrumento eficaz de desenvolvimento do Estado e de melhoria da qualidade de vida da nossa gente.

    Nesta segunda década do século XXI, a seca continua a castigar o Piauí e os Estados vizinhos, situação que, obviamente, muito me preocupa. Assim, não tenho medido esforços na busca por recursos, junto ao Governo Federal, para o abastecimento de água por meio de carros-pipa e para a construção de adutoras, de modo a amenizar os terríveis problemas decorrentes da falta de água que tanto afligem nossa população.

    Não são poucas as cidades, principalmente na região do semiárido, que enfrentam, hoje em dia, situação de grande adversidade em virtude da falta de água, com os volumes dos seus reservatórios se reduzindo a cada dia. Por isso, tenho participado de inúmeras reuniões junto ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para discutir a realização de novos projetos e ações que sejam capazes de mitigar os efeitos desse nefasto fenômeno climático.

    Tenho bem claro que os avanços científicos e tecnológicos que ocorrem com incrível celeridade no presente abrem largas avenidas para a superação dos históricos obstáculos enfrentados pelo meu Estado no caminho do seu pleno desenvolvimento, criando notáveis oportunidades para o seu progresso. É vastíssimo o potencial do Piauí para a geração de energia eólica e solar. Assim, tenho apoiado os projetos que lá estão sendo implementados para a exploração dessas novas fontes de energia limpas e sustentáveis, a exemplo dos parques eólicos já em construção.

    Do mesmo modo, tenho me empenhado para que recursos do Orçamento Federal sejam destinados para melhorar a infraestrutura, a segurança, a educação, a assistência à saúde e para ampliar as oportunidades de emprego e o apoio ao agronegócio no Estado.

    E, ainda nesse contexto de honrar o mandato que me foi confiado pelo povo do Piauí, apresentei à consideração desta Casa diversas proposições em favor dos interesses do Estado. Gostaria de mencionar algumas delas:

    A Proposta de Emenda à Constituição n° 51, de 2011, que institui o Fundo para a Revitalização Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Parnaíba;

    O Projeto de Lei do Senado n° 8, de 2012, que determina que os recursos públicos federais previstos no orçamento da União para implantação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais sejam distribuídos proporcionalmente ao número de estabelecimentos de agricultura familiar ou de empreendimentos familiares rurais existentes em cada Estado;

    O Projeto de Lei do Senado n° 309, de 2011, que objetiva a criação da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento, e a instituição do Programa Especial de Desenvolvimento do Baixo Parnaíba;

    O Projeto de Lei do Senado n° 468, de 2011, que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) nos Municípios de Eliseu Martins e Pavussu;

    O Projeto de Lei Complementar que inclui a região Meio-Norte do Estado do Piauí na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam);

    E o Projeto de Lei do Senado n° 143, de 2011, que objetiva a criação da Universidade Federal de Oeiras (UFO).

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: a partir da histórica declaração de independência proclamada pela Câmara da Vila de São João da Parnaíba naquele longínquo 19 de outubro de 1822, o Piauí e toda a região do Meio-Norte se integraram definitivamente ao projeto de consolidação da soberania nacional. Nos quase dois séculos que desde então transcorreram, muitos são os piauienses que - residindo em seu Estado natal ou radicados em outras Unidades da Federação - assumiram posição de protagonismo na defesa dos interesses da Nação.

    Portanto, ao registrar o transcurso de mais um Dia do Piauí, faço também uma sincera homenagem a todo o povo do meu querido estado - homens e mulheres que, com a força do seu trabalho, seguem honrando o passado de luta e de glória relatado aqui nesta tribuna.

    Era o que eu tinha a dizer.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2015 - Página 208