Pela ordem durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de ofício enviado pela Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, solicitando a manutenção da emenda parlamentar da bancada gaúcha que destina verbas à entidade.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Leitura de ofício enviado pela Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, solicitando a manutenção da emenda parlamentar da bancada gaúcha que destina verbas à entidade.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2015 - Página 89
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • LEITURA, OFICIO, AUTORIA, REITOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL, RIO GRANDE DO SUL (RS), OBJETIVO, PEDIDO, MANUTENÇÃO, EMENDA COLETIVA, BANCADA, ENTE FEDERADO, DESTINAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, ENTIDADE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, APOIO, UNIVERSIDADE.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Lasier, estou recebendo aqui no plenário a Reitora da universidade lá do nosso Rio Grande do Sul, a universidade estadual, a Uergs. Está aqui comigo a Profª Arisa Araújo da Luz. Ela vai entregar a toda a bancada gaúcha este ofício que, com a tolerância da minha querida Senadora Gleisi Hoffmann, leio aqui no plenário, mostrando a importância da Uergs, que atende, hoje, em torno de 4,1 mil alunos. Diz o ofício à bancada gaúcha:

Honrada em cumprimentá-los, aproveitamos para agradecer a costumeira atenção e disposição em auxiliar nos pleitos da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Reforçamos que a Uergs está em 24 Municípios do Estado, em todas as regiões, e tem como diferencial ofertar cursos de graduação e de pós-graduação, atendendo às demandas regionais e buscando perceber as necessidades para a próxima década.

Encaminhamos ofícios de apoio à manutenção da emenda parlamentar da bancada gaúcha para a Uergs, conforme segue:

1) Ofício: Famurs - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, enviado pelo Presidente, Sr. Luiz Carlos Folador.

2) Ofício: Coredes - Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, enviado pelo Presidente, Sr. Hugo Marques Chimenes.

3) Ofício: AGM - Associação Gaúcha de Municípios, enviado pelo Presidente, Sr. Carlos Cardinal Oliveira.

    Assina o presente ofício a Reitora, que está aqui ao meu lado.

    Quero dizer, Senador Lasier, que todos os anos eu destino a minha verba de emenda individual toda para a Uergs. E a bancada gaúcha não falhou uma única vez. Nós temos três Senadores, dois Senadores têm que concordar com a emenda de um Senador, e os outros dois naturalmente vão concordar com a emenda de V. Exª e da Senadora Ana Amélia. Por isso eu dizia a ela que fique tranquila quanto à posição dos três Senadores do Rio Grande. Tenho certeza também de que a bancada gaúcha vai entender que essa emenda, e a Presidente Dilma sempre liberou, eu digo integral, o que a gente pede, e isso mantém viva a chama de que lá no Rio Grande a gente tenha uma universidade estadual que usa o princípio de atender principalmente os mais pobres, inclusive com a política de cotas: 50% para os mais pobres do Estado.

    Então, quero fazer um apelo a V. Exª. V. Exª e a Senadora Ana Amélia são assíduos na reunião da bancada, no sentido de que defenda essa emenda, e sei que defenderá, como eu defenderei a de V. Exª e a da Senadora Ana Amélia, com uma grande convicção: essa emenda é fundamental principalmente na crise que atravessa o Rio Grande para manutenção da nossa querida Uergs.

    Não importa quem a iniciou. Foi no governo de Olívio Dutra, Beto Albuquerque foi um dos principais articuladores daquela época e os outros governos todos mantiveram. E neste momento essa emenda é fundamental para manter a Uergs viva e dando formação, educação para o povo gaúcho.

    Esse é o meu pronunciamento. Agradeço a tolerância da querida Senadora Gleisi Hoffmann e de V. Exª na Presidência.

    O SR. PRESIDENTE (Lasier Martins. Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Senador Paulo Paim, já havíamos sido procurados também pela reitora da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, é um esforço meritório. Estaremos dando apoio, sim, a esta emenda. E estaremos recebendo a Reitora Arisa Araújo da Luz logo mais na reunião da bancada, às 17h30, aqui no Congresso Nacional.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2015 - Página 89