Pela ordem durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à pressão exercida por partidos políticos sobre o Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para a nomeação de filiados nas pastas do seu Secretariado; e outro assunto.

Autor
Reguffe (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
  • Crítica à pressão exercida por partidos políticos sobre o Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para a nomeação de filiados nas pastas do seu Secretariado; e outro assunto.
SAUDE:
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2015 - Página 105
Assuntos
Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Outros > SAUDE
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, MOTIVO, AUSENCIA, LIBERDADE, RODRIGO ROLLEMBERG, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), OBJETIVO, NOMEAÇÃO, PESSOAS, OCUPAÇÃO, CARGO PUBLICO, SECRETARIA, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
  • DEFESA, REIVINDICAÇÃO, SERVIDOR, SAUDE PUBLICA, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), CRITICA, GREVE, MOTIVO, PREJUIZO, POPULAÇÃO.

    O SR. REGUFFE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, neste momento, está sendo discutida uma reforma do Secretariado do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal. Quero registrar aqui o meu posicionamento. Considero um absurdo o que os partidos políticos estão fazendo com o Governador do Distrito Federal, exigindo que o Governador nomeie pessoas que o Governador não quer nomear. Isso não é correto. Um governante deve ter a liberdade de escolher aqueles que ele considere os melhores para servir a população, independentemente de filiação partidária ou de indicação política. Isso não é correto.

    Quero também aqui falar sobre a greve do setor de saúde no Distrito Federal, que está acontecendo também neste momento. As reivindicações dos servidores são justas, mas o caminho não é a greve. Não é justo penalizar a população num setor essencial. A vida das pessoas está em risco, a saúde das pessoas está em risco. Acho que esse não é o caminho. O caminho não passa pela greve. As reivindicações são justas, mas não é justo fazer isso com a população, como está sendo feito.

    Sobre a reforma, espero que seja dado um basta nesta cidade. Isso já aconteceu no plano federal e não pode acontecer aqui também. Os partidos políticos simplesmente se acham donos do Governo, cada um quer tirar o seu naco de poder, e ninguém discute qual é a ideia nova que está sendo proposta, qual é a política pública nova, qual é o programa novo, qual é o projeto novo. Nada disso vale. O que vale não são as ideias, o que vale é a indicação do partido político para um cargo, e, quase sempre, são pessoas que não têm qualificação técnica para exercer aqueles cargos.

    Então, isso não é correto. O nome disso não é política, o nome disso é politicagem. Espero que o Governador seja firme com isso, que é o que a população do Distrito Federal espera dele.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2015 - Página 105