Pela ordem durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação de PEC de interesse do servidor público; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro da aprovação de PEC de interesse do servidor público; e outro assunto.
ATIVIDADE POLITICA:
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2015 - Página 105
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, ENFASE, TRABALHADOR, RORAIMA (RR), REGISTRO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, SIGNATARIO, AECIO NEVES, SENADOR, OBJETIVO, VALORIZAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, PRIORIDADE, DESTINAÇÃO, CARGO DE CONFIANÇA, SERVIDOR, CARGO DE CARREIRA.
  • REGISTRO, OPOSIÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, RORAIMA (RR), DEFESA, INTERESSE, ENTE FEDERADO.

    O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra para fazer uma comunicação muito rapidamente a (Fora do microfone.) todos os servidores públicos, em especial, os servidores públicos de Roraima, no dia de hoje, que é Dia do Servidor Público.

    É muito importante o reconhecimento, a valorização, para que nós tenhamos a condição de melhorar a prestação de serviço à sociedade. E hoje, no Dia do Servidor Público, a CCJ aprovou uma emenda à Constituição do Senador Aécio Neves que procura valorizar o servidor público, efetivamente fazendo com que os cargos de confiança, cargos de comissão sejam prioritariamente ocupados por servidores de carreira.

    Portanto, se nós quisermos profissionalizar o País, se nós quisermos fazer com que a sociedade possa ter o melhor atendimento, o caminho correto é valorizar, melhorar as condições de trabalho, melhorar as condições de remuneração, melhorar as condições de capacitação, para que o servidor público possa, efetivamente, cumprir o seu papel.

    E o segundo comunicado que eu queria fazer - e agora eu falo aqui especialmente para a população de Roraima - diz respeito a informações que têm proliferado ainda hoje em Roraima sobre questões políticas. E eu quero deixar aqui muito clara a minha posição. Eu quero informar à população de Roraima que não há, da minha parte, nenhum acordo com o atual Governo do Estado: nem a Governadora Suely Campos, nem o Sr. Neudo Campos, nem ninguém do Governo do Estado.

    Eu quero registrar a minha posição de oposição a esse Governo. É um Governo que tem hoje mais de 80% de rejeição da população, porque disse uma coisa na campanha e está fazendo outra no dia a dia do governo; um Governo que acabou de ter mais de 70 dias de greve de alunos e professores e que vai ter o período letivo entrando até março, para que se recupere a condição de aula dos alunos; um Governo em que a saúde está cada vez mais deteriorada; e um Governo que tem mais de 20 parentes no primeiro e no segundo escalão do governo, zombando, realizando um verdadeiro escárnio perante a sociedade brasileira, com o nepotismo dessa forma.

    Eu quero aqui dizer que não há nenhuma possibilidade da minha parte nem de nenhum entendimento político nem de nenhum acordo político com esse Governo. A minha posição é muito clara. Eu ajudo o Estado, estou liberando recursos para o Governo do Estado, estou ajudando a tornar Roraima livre de febre aftosa, estamos realizando vários investimentos, porque eu não faço para o Governo do Estado, eu faço para a população de Roraima. Agora, politicamente, nós estaremos em palanques, em posições distintas.

    Digo isso aqui neste plenário para que isso possa repercutir e definitivamente esclarecer a minha posição política no Estado de Roraima. Sou oposição ao atual Governo e vou exercer o papel de oposição, cobrando, fiscalizando. Na Assembleia, os Deputados do PMDB denunciarão quando necessário, porém trabalharão pelo Estado, ajudando naquilo que é importante para a nossa população.

    Eu deixo essa questão aqui muito clara, para que não paire nenhuma dúvida no coração e na mente da população de Roraima. Eles conhecem o meu trabalho, sabem da minha posição e, portanto, deixo claro aqui, perante toda a sociedade e perante o Brasil, o meu posicionamento político no Estado de Roraima.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2015 - Página 105