Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas aos acampamentos na área próxima ao Congresso Nacional.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Críticas aos acampamentos na área próxima ao Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2015 - Página 126
Assunto
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • CRITICA, MOVIMENTO SOCIAL, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, LOCAL, PROXIMIDADE, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, PRECARIEDADE, CIRCUNSTANCIAS, HABITAÇÃO, CARATER PROVISORIO, IMPROPRIEDADE, OCUPAÇÃO, LOCALIDADE, PRODUÇÃO, REFEIÇÃO, HIGIENE, PESSOAS, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, DETERMINAÇÃO, PROIBIÇÃO, APROPRIAÇÃO, AREA, RESTRIÇÃO, DESTINAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, COMENTARIO, CONFLITO, GRUPO, OPOSIÇÃO, PREJUIZO, LEGISLATIVO, POLITICA NACIONAL.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Presidente, é lamentável que nós, numa sessão do Senado Federal, tenhamos que estar discutindo quem ocupa o terreno na frente do nosso Congresso Nacional, do Senado Federal.

    Na minha avaliação, o espaço onde essas pessoas estão com barracas, com banheiros químicos, com cozinha, simplesmente, não deveria ser ocupado da forma como está. As manifestações sempre foram feitas da rua para cima. Eu penso que o espaço aqui na frente é privativo do Senado, da Câmara, do Congresso Nacional. E, para quem quiser se manifestar e ficar ali uma hora, duas horas ou um dia se manifestando, não há problema. Agora, eu acho que vir fazer uma morada ali, um local onde as pessoas estão dormindo, comendo, fazendo sua higiene - acho que estão até tomando banho no nosso laguinho de contenção de água -, é complicado.

    Eu gostaria de apelar para V. Exª e para o Presidente da Câmara, já que é conjunta essa definição, no sentido de que se estipule que não se pode, em frente ao Congresso Nacional, armar esse tipo de barraco, de confusão.

    Para quem quer se manifestar, o espaço é livre, aberto, sempre foi. Já houve aqui grandes manifestações, mas nunca houve uma grande invasão, como está acontecendo hoje. Independentemente de quem quer ficar, de quem não quer ficar, se quer brigar com A ou com B, vão brigar lá para cima, não aqui em frente ao Congresso Nacional, o que é muito ruim para esta instituição e para a política brasileira também.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2015 - Página 126