Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do direito de manifestação e da necessidade de compreensão das suas razões.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Defesa do direito de manifestação e da necessidade de compreensão das suas razões.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2015 - Página 128
Assunto
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, ENTENDIMENTO, MOTIVO, MOVIMENTO SOCIAL, BUSCA, SOLUÇÃO, AUSENCIA, ACORDO, APREENSÃO, POSSIBILIDADE, TENTATIVA, SUPRESSÃO, DIREITO, MANIFESTAÇÃO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, longe de mim querer apoiar manifestações, porque, para isso, eu tinha que estar dentro dela e não estou lá. Então, eu não me sinto com autoridade de apoiar.

    Agora, eu quero dizer, primeiro, que manifestação só ocorre quando há insatisfação. E, quando há insatisfação, só há duas maneiras de evitar: uma, reprimindo, e a outra, entendendo as causas, as razões do mal-estar e do descontentamento que levam às manifestações. E isso é o que se está precisando. Não estamos gastando o nosso tempo para entender a causa. E a causa existe. Há causas profundas que levam as pessoas às ruas.

    Aqui mesmo, eu tenho dito que, um dia, as pessoas irão à manifestação e não sairão mais dela. Isso aconteceu em tantos lugares do mundo, em tantos momentos diferentes. Um dia, se não entendemos as causas e não agirmos para que o descontentamento desapareça, o descontentamento levará a manifestações, a manifestações e, um dia, a uma só imensa manifestação permanente. Eu temo que nós queiramos, agora, proibir, impedir manifestação, em vez de entender as causas e de, com a nossa obrigação de líderes deste País, ao entendermos, agirmos, para que as pessoas, em vez de ficarem aqui, fiquem em suas casas, fiquem nos seus trabalhos, fiquem nas suas escolas...

(Soa a campainha.)

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - ...que é onde eles gostariam de estar.

    Ou entendemos as causas e agimos para que essas causas desapareçam ou as manifestações vão continuar, com ou sem repressão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2015 - Página 128