Discurso durante a 22ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Homenagem póstuma ao ex-senador José Eduardo Dutra.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma ao ex-senador José Eduardo Dutra.
Publicação
Publicação no DCN de 07/10/2015 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE EDUARDO DUTRA, EX SENADOR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

     O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT-BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero

só aproveitar esta sessão, já que nós estamos ainda na fase preliminar. Não tive a oportunidade de fazer isso no dia de ontem, porque não estive aqui em Brasília, nem no Senado. Quero aproveitar para fazer, na sessão do Congresso Nacional, este registro, que acho que é importante, em relação a uma figura que nós perdemos esta semana e com quem eu tive a oportunidade de conviver, quando, inclusive, liderávamos a Oposição nesta Casa. Refiro-me ao companheiro José Eduardo Dutra.

    Num momento histórico do Congresso Nacional, José Eduardo Dutra comandou a Oposição no Senado Federal, representando o Estado do Sergipe. Mas logo se destacou como um Senador com a característica de fazer o bom debate nacional, sem deixar de lado a defesa do seu Estado, sem deixar de lado a defesa da economia nacional, sendo um dos grandes destaques nesse debate sobre o setor mineral, sobre a questão energética no Brasil. Mas, principalmente, foi um Senador que honrou o Estado de Sergipe e, eu diria, mais do que isso, abrilhantou o Senado com sua presença, com suas boas contribuições, com suas grandes intervenções.

    Ele se vai muito cedo, aos seus 58 anos. Nós perdemos um companheiro de batalha e um companheiro que, acima de tudo, tinha a sapiência e a dignidade para tocar a convivência neste Congresso Nacional. Foi Senador num dos piores momentos, eu diria, da Oposição deste País. À época, o Governo Fernando Henrique Cardoso tinha ampla maioria.

    Inclusive, no período em que meu companheiro José Eduardo Dutra foi Senador da República, o Sena- do foi presidido pelo Senador Antonio Carlos Magalhães. E foi do Senador Eduardo Dutra a matéria, inclusive, que resultou no pedido de apuração da violação do painel do Senado da República. Portanto, foi por iniciativa do Senador Eduardo Dutra que se deu aquele processo, aquele pedido, que culminou com a renúncia do Senador Antonio Carlos Magalhães.

    Acho que a mais importante contribuição do Senador Eduardo Dutra se deu no bom debate do setor elétrico, do setor de energia, do setor mineral no Brasil, num dos momentos mais difíceis da economia, quando apontou alternativas e caminhos para sair da crise.

    Por isso, Senador Renan, eu queria deixar este meu registro, bem como um abraço a toda a família e, principalmente, ao povo de Sergipe, que, na realidade, chora a perda de um dos grandes nomes da política.

    Aliás, Sergipe, meu caro Senador Malta, que já tinha perdido o companheiro Déda, também em sua tenra idade, agora perde outro companheiro, José Eduardo Dutra. Foram duas grandes baixas no nosso querido Estado de Sergipe.

    Era esse o registro que eu gostaria de fazer.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 07/10/2015 - Página 34