Discurso durante a 194ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à entrega do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico.

Autor
Lasier Martins (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada à entrega do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico.
Publicação
Publicação no DSF de 03/11/2015 - Página 35
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, CONCESSÃO HONORIFICA, PREMIO, HOMENAGEM, JORNALISTA, ROBERTO MARINHO, MERITO, JORNALISMO, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, EFICIENCIA, ANALISE, IMPRENSA, RELAÇÃO, POLITICA.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Apoio Governo/PDT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

    Sr. Presidente do Senado, Exmo Senador Renan Calheiros; Sr. Presidente do Conselho do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico - Conselho do qual tive a honra de participar -, Senador Cristovam Buarque; Vice-Presidente do Conselho do Prêmio Jornalista Roberto Marinho, minha conterrânea Ana Amélia Lemos; Presidente do Senado Federal nos períodos de 1995 a 1997, 2003 a 2005 e 2009 a 2012, eminente Senador José Sarney; Diretor-Presidente da TV Sergipe, afiliada da Globo em Aracaju, Senador no período de 1991 a 1994, Senador Albano Franco; senhores agraciados: Berenice Seara, Diógenes Brayner e Gerson Camarotti; o representante do nosso homenageado postumamente, meu prezado conterrâneo e amigo Paulo Tonet Camargo; Primeira Secretária da Embaixada da República Dominicana, Srª Orly Burgos Castilho; Diretor de Jornalismo da TV Globo Brasília, Ricardo Villela; Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pedreira; Diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Luis Roberto Antonik; Secretário da Juventude e Esportes do Município da cidade de Aracaju, Carlos Eloy Filho;

    Secretário dos Comitês Jurídico e das Relações Governamentais da Associação Nacional de Jornais, Sr. Júlio César Vinha; Gerente de Projetos Especiais e Outorgas do Grupo Globo, Mário Augusto Craveiro; Secretário Executivo da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, José Carlos Aguilera; Srs. Parlamentares, senhoras e senhores, estamos aqui para celebrar a primeira edição do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, certamente um prêmio destinado a muitas edições, prêmio que leva o nome do homem que transformou a herança paterna - o jornal O Globo - em um dos maiores grupos de comunicação do mundo e que hoje também está sendo aqui homenageado in memoriam.

    Feliz essa iniciativa de criar esse prêmio com o nome de Roberto Marinho.

    Tenho o sentimento, senhoras e senhores, corroborado por especialistas, de que estamos vivendo a era de ouro da comunicação social, tempos de verdadeira evolução tecnológica, de novas formas de contar histórias e de envolver o público, o que aumenta a responsabilidade dos jornalistas, que precisam entregar um produto atrativo, veraz, de qualidade e relevância. É uma época em que a mídia tradicional convive, cada vez mais, com o jornalismo da era dos blogues e das redes sociais.

    Em tempos de tantas investigações e processos, que afloram diariamente, é exatamente a imprensa tradicional que confere uma espécie de certificado de veracidade à profusão de informações que hoje circulam por várias plataformas.

    Mais do que nunca, o povo brasileiro acompanha atento, dia a dia, as notícias da imprensa. É ela que faz uma peneira, que hierarquiza e que dissemina as notícias relevantes e confiáveis, sem falar no seu papel investigativo e de fiscalização dos poderes públicos, só existente em democracias maduras.

    Cabe a nós, aqui, no Senado, defendermos a liberdade de expressão. Iniciativas como esta, que visam à valorização dos profissionais de imprensa, precisam ser, cada vez mais, estimuladas.

    Sou do ramo, senhoras e senhores, sou da comunicação. Atuei, durante cinco décadas, no rádio, jornal e televisão do Rio Grande do Sul. Sei da importância de se exaltar, cada vez mais, o papel da imprensa séria e responsável.

    Sei que a saída para a crise por que muitas empresas jornalísticas passam é justamente fazendo o melhor jornalismo. Que este prêmio sirva de estímulo para os profissionais que já atuam nela e também entre aqueles jovens que sonham, um dia, transformarem-se em grandes jornalistas.

    Parabéns aos jornalistas agraciados nesta primeira edição: Gerson Camarotti, de quem sempre fui um atento admirador de seus comentários e notícias, comentarista político da GloboNews e autor de obras importantes, como Memorial do Escândalo, sobre os bastidores da crise e da corrupção do governo Lula, além de Segredos do Conclave, sobre os bastidores da eleição do Papa Francisco; os colunistas do jornal Extra, Berenice Seara, e do Correio de Sergipe, José Diógenes Menezes Brayner; e, in memoriam, o Tonet, aqui representando a memória de Roberto Marinho.

    Cumprimento os vencedores do prêmio, e que esta premiação sirva de proveitoso estímulo ao crescimento cada vez maior nessa profissão tão fascinante.

    Obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/11/2015 - Página 35