Pela ordem durante a 195ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade aos professores do Distrito Federal vítimas de agressão da Polícia Militar.

Autor
Reguffe (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
  • Solidariedade aos professores do Distrito Federal vítimas de agressão da Polícia Militar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2015 - Página 128
Assunto
Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, GRUPO, CATEGORIA PROFISSIONAL, PROFESSOR, MOTIVO, VITIMA, AGRESSÃO, AUTORIA, POLICIA MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, BANCADA, ENTE FEDERADO, LOCAL, CONGRESSO NACIONAL, SOLICITAÇÃO, EXPLICAÇÃO PESSOAL, SECRETARIO DE ESTADO, SEGURANÇA PUBLICA, GOVERNADOR, REFERENCIA, ASSUNTO, COMENTARIO, DISCORDANCIA, AUSENCIA, EXECUÇÃO, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), ACORDO, PERIODO, CAMPANHA.

    O SR. REGUFFE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero registrar aqui a minha solidariedade aos professores do Distrito Federal pela violência desmedida, ontem, da polícia do Distrito Federal.

    Estou indo agora para a reunião da Bancada do Distrito Federal, aqui no Congresso Nacional, e vou defender, nessa reunião da Bancada, que a Bancada cobre, formalmente, explicações por parte do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal.

    O Distrito Federal está vivendo uma grave crise. É verdade que, diferentemente da crise do Governo Federal, que teve origem no próprio Governo, essa não teve como origem o atual Governo, mas isso não é justificativa para que o Governador não responda aos anseios da população do Distrito Federal.

    Eu sou uma pessoa que não tem um cargo no Governo. Ajudei a eleger o Governador e, quando ele se elegeu, falei que eu não queria um cargo, nenhuma secretaria, nada; falei que queria apenas uma coisa: que ele honrasse o programa de Governo que ele mesmo ofereceu à população do Distrito Federal na campanha. Foi a única coisa que eu pedi a ele; que honrasse o programa de Governo. E é a única coisa que eu cobro; que o programa de Governo seja honrado, e não vem sendo. E é preciso que seja, porque esse foi o compromisso com a população. A população, quando vota em alguém, escolhe alguém para cumprir algo que foi combinado e compromissado com ela durante o período eleitoral.

    Com relação à crise, eu dei várias sugestões aqui de como aumentar a arrecadação sem aumentar impostos, sem penalizar o contribuinte, que já paga uma carga tributária excessiva, abusiva. Dei, aqui, a sugestão de se criar uma loteria, como existe em várias outras unidades da Federação, em vários Estados do Brasil. Ora, o que arrecadasse seriam mais recursos para o Governo.

    Dei aqui a sugestão de o BRB lançar fundos de renda fixa mais atrativos. Nós temos o maior spread bancário do mundo no Brasil. O BRB poderia lançar fundos de renda fixa mais atrativos. Isso ia ajudar a captar mais recursos para o Governo do Distrito Federal. Dei aqui a sugestão de desburocratizar a formação de empresas e, também, o licenciamento para que o Governo pudesse agir. Se há algo errado, não; aí o Governo não pode transigir. Agora, não havendo, o Governo tem que desburocratizar para ajudar a economia a girar, para desenvolver a economia da cidade, para arrecadar mais.

    Então, o Governo tem uma série de coisas que poderia fazer. Dei até sugestões aqui de coisas que não tinham custo.

    Apresentei um projeto nesta Casa que obriga os governos a colocarem as filas das cirurgias na internet, para acabar com essas influências políticas que fazem a fila ser furada. Isso não tem custo. O Governo do Distrito Federal poderia fazer, colocar as filas das cirurgias na internet.

    Então, eu quero aqui me solidarizar com os professores. Acho que a falta de diálogo é o pior caminho. O governador tinha que se assentar, sim, com os servidores e tentar uma solução para o bem de toda a população do Distrito Federal. Eu acho que a intransigência não é o melhor caminho; o melhor caminho é sempre o diálogo, e o que eu puder, como Senador, ajudar na construção da ponte para esse diálogo eu vou tentar sempre fazer, porque eu acho que é o melhor para a população do Distrito Federal, que eu represento nesta Casa.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2015 - Página 128