Pela Liderança durante a 198ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da comemoração, em 7 de novembro, dos sessenta anos de existência da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis; e outros assuntos.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro da comemoração, em 7 de novembro, dos sessenta anos de existência da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2015 - Página 251
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, LOCAL, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE RONDONIA (RO), ELOGIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero, aqui, primeiro, agradecer ao Senador José Medeiros, que fez a permuta comigo, já que, daqui a pouco, tenho uma audiência na ANTT, onde vou tratar com o Prefeito do Município de Itiquira, lá no meu Estado, do acesso à área de Ouro Branco, que é um distrito do Município de Itiquira, à margem da BR-163, onde está sendo feita a duplicação daquela estrada, que é uma das mais importantes para o Brasil.

    Sempre tenho dito, como Presidente da Frente Parlamentar de Logística, Transporte e Armazenamento, que temos lutado muito por essa questão da infraestrutura, inclusive, é claro, buscando recursos para que pudéssemos chegar, nesse momento, a essa duplicação, inclusive a respeito da concessão.

    Estamos hoje, claro, preocupados, porque as obras precisam ter celeridade nesse momento econômico, por parte do Ministério dos Transportes, porque parte dessa obra está sendo feita pelo DNIT, bem como pela concessionária, que tem colocado aí as suas dificuldades, inclusive em relação aos financiamentos do BNDES.

    Mas quero aqui, Sr. Presidente, registrar que, agora, no dia 7 de novembro, a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis comemorará 60 anos de existência.

    Faço este registro da tribuna porque se trata de uma entidade de classe de grande representatividade e influência não apenas na cidade de Rondonópolis, mas também em toda a região sul e sudeste do Estado de Mato Grosso e na Região Centro-Oeste, já que a Associação Comercial de Rondonópolis é a Associação com o maior número de filiados do Estado de Mato Grosso, até com maior número de filiados do que a Associação da nossa capital.

    Eu, particularmente, sou muito feliz, porque, além de associado, fui um dos seus dirigentes. Tive a honra e a grata satisfação de presidir a Acir entre 1983 e 1986.

    Trata-se de uma Associação referência na organização empresarial, e, em nome do ex-Presidente, Elias, da tradicional família Zaher, aproveito para cumprimentar também o atual Presidente, José Luiz Ferreira, e todos os ex-dirigentes.

    Ressalto aqui nomes de ex-Presidentes, como o de Roberto Possato, Hilberto Rogério dos Santos, Galeno Tadeu Esteves, Sérgio Del Cistia, José Orivaldo Orsi, Luiz Homem de Carvalho, Adélio Santos e Edson Robson Alves Ferreira. Claro que não estou aqui citando todos. Como eu, são ex-Presidentes e que têm um papel de destaque auferido pelo Estatuto Social, compondo o Conselho Superior, criado para dar sustentação para a diretoria executiva e ajudar a nortear, com mais firmeza, os rumos da entidade.

    Quero também registrar, Sr. Presidente, o nosso companheiro Nilo, o famoso Nilo do Abori, que, hoje, inclusive, está acometido de uma doença grave, mas foi uma pessoa extremamente importante para desenvolver não só a Associação Comercial como também o comércio da nossa cidade.

    Quero destacar que foi muito importante para a minha vida empresarial ter experiência, ainda jovem, quando retornei à minha cidade, aos 22 anos, formado em Medicina Veterinária, e logo em seguida assumi a tão honrosa função de presidir a Associação. Claro que esse foi um primeiro passo para, saindo da Associação Comercial, ser candidato a Deputado Federal, elegendo-me para o meu primeiro mandato.

    Então, quero agradecer também a todos os empresários, a todos aqueles que nos ajudaram para que pudéssemos soerguer a Associação Comercial. Aí, há dois marcos importantes: a questão da Exposição Agropecuária (Exposul), que estava paralisada há muito tempo. À época, inclusive, como adversário, eu tinha o Prefeito Carlos Bezerra, que fez aniversário ontem e que me convidou, como Presidente da Associação, para que soerguêssemos aquela exposição. Foi o que fizemos.

    Não olhamos cor partidária. Olhamos o interesse da cidade. Aí, por dois anos consecutivos, fizemos essa exposição na antiga Vila Operária. Depois, mudamos para o novo parque, atual, na Vila Aurora, que é um dos parques mais bem estruturados do Brasil, um parque que saiu da experiência que tivemos andando por todo o Brasil, olhando os parques importantes, como o de Esteio, lá no Rio Grande do Sul, da nossa Presidente, Ana Amélia, e outros tantos parques. Construímos um parque moderno, que hoje é um exemplo ainda.

    E também o trabalho social feito pela própria Associação Comercial até hoje. Praticamente, todas as obras sociais do Município de Rondonópolis tiveram a participação efetiva dos comerciantes, bem como da própria diretoria.

    Quero aqui salientar o caso da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, que, claro, tem a provedoria sempre à frente do Rotary Club, mas os comerciantes, como o Beda, o meu cunhado, que, infelizmente, já faleceu, José Wanderley Garcia Duarte, e tantos outros que pertenciam à associação, ajudaram nesse trabalho social da Santa Casa. Depois, veio o Hospital Regional e outras tantas obras.

    A Acir, Sr. Presidente, como é mais conhecida, portanto, tem muito a comemorar pelo que realizou nestas seis décadas de existência e merece todo o reconhecimento pelo trabalho que desempenha. Tanto que ela tem 84% de aprovação dos associados - isto mesmo: 84% de aprovação de comerciantes e industriais. Isso é uma prova inequívoca da eficiência de seus serviços e também dos produtos oferecidos.

    Considero fundamental o trabalho que ali se desenvolve, sugerindo ações a empresários do comércio e da indústria, para enfrentar o mercado e fortalecer-se diante das adversidades que sempre surgem. E isso está sendo feito com muita propriedade e capacidade especialmente neste momento de crise, quando o planejamento das ações ganha aspecto vital para as empresas.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores e todo o público que nos acompanha pela Rádio, pela TV Senado e pela internet, através das redes sociais, mesmo depois de ter constituído uma vida parlamentar, que já chega a 25 anos aqui em Brasília, jamais deixei de acompanhar de perto o dia a dia da Acir, até porque foi uma experiência inesquecível, enriquecedora e que, seguramente, deu base para sustentação aos projetos políticos que defendo desde 1990, quando me elegi Deputado Federal.

    A defesa de uma logística de transporte eficiente tem como base a competitividade.

    E, quando tratamos de comércio, indústria e serviços, estamos falando exatamente nesse contexto, isto é, o de produzir mais e melhor, de comercializar mais e mais em conta para o consumidor final, de prestar serviço com mais eficiência e respeito ao cidadão. É uma lógica simples, e, quando apoiamos o Simples ou o Supersimples e seu aperfeiçoamento contínuo, buscamos a simplificação e, ao mesmo tempo, a redução da informalidade, que não beneficia quem está inserido nela e tampouco o conjunto da economia nacional.

    Quero aqui, inclusive, registrar o Ministro, hoje, que tem feito um grande trabalho nessa questão da simplificação, nosso Ministro Afif Domingos, que esteve, inclusive, conosco na minha primeira posse. Ele foi Presidente da Confederação Nacional do Comércio, esteve lá, em Rondonópolis, nos estimulando para que pudéssemos ir em frente nesse trabalho.

    E, aqui, seguimos, na defesa de uma reforma tributária profunda e adequada ao povo brasileiro. Uma reforma que estimule...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - ... a indústria e o comércio, e, sobretudo, que faça justiça a todos que investem na produção, porque aí está a chave da geração de emprego e da verdadeira demonstração da distribuição da riqueza nacional.

    Portanto, devo muito à Acir e, hoje, quando se comemoram seus 60 anos de existência, não posso deixar de parabenizar todos os que continuam a comandar uma das mais importantes instituições do meu Estado, o Estado de Mato Grosso.

    Permita-me, ainda, Sr. Presidente, aqui tratar de algumas dessas realizações consolidadas ao longo do tempo e que considero importantes. Recentemente, foi lançada mais uma edição do Perfil Rondonópolis, resultado de 8 meses de pesquisa de dados realizada pelo Instituto de Pesquisas Acir, onde estão indicadores econômicos e sociais, um cenário do Município de Rondonópolis, o que já se consolidou como instrumento de pesquisa para quem quer conhecer, entre outros aspectos da sociedade, o desempenho da atividade comercial e da indústria em nossa cidade, o que atrai investimentos para todo o Município.

    É um trabalho que tem relevância e merece respeito, porque são indicadores efetivos que abastecem a sociedade, empresários e órgãos públicos com profundas informações para a tomada de decisões nas mais variadas esferas tanto públicas, quanto privadas.

    Entre as ações da Acir, destaco ainda a criação do Centro de Desenvolvimento Empresarial que promove a capacitação e aprimoramento profissional de empresários do setor com a realização de cursos, seminários, palestras e outras iniciativas.

    Hoje, mais de 160 cursos podem ser realizados on-line por meio do Portal Educação da Acir. E falo, Sr. Presidente, com entusiasmo dessa entidade, porque ela realiza projetos de grande alcance social. Trata-se da intermediação do estágio e orientação sobre o Programa Jovem Aprendiz. Dessa forma, Senadores e Senadoras, ajuda a abrir a oportunidade para que milhares de jovens possam acessar o mercado de trabalho com maior segurança de que estão sendo encaminhados por uma instituição de respeito.

    A Acir é uma entidade atuante. Sem medo de errar, é uma das maiores associações comerciais do Centro-Oeste brasileiro.

    Próximo de comemorar uma década, o Prêmio Acir de Destaque Empresarial foi uma forma encontrada para homenagear, no final de cada ano, as melhores empresas das cidades eleitas pelos consumidores. Esse evento fortalece ainda mais o comércio local, pois incentiva os empresários a se dedicarem cada vez mais aos seus negócios.

    Não restam dúvidas, portanto, Sr. Presidente, que essa é uma entidade modelo de atuação no Brasil e que tem, ao longo dos anos, dado sua parcela de contribuição efetiva para o desenvolvimento da nossa região, representada nesta Casa por três Senadores, que quero aqui destacar: o Senador Blairo, o Senador Medeiros, bem como a minha presença aqui nesta Casa.

    Portanto, representar, defender, congregar e desenvolver o segmento empresarial, industrial e de prestação de serviços de Rondonópolis, visando à integração e ao fortalecimento da economia, é o principal objetivo da associação.

    Que esses ideais, estabelecidos no já distante 7 de novembro de 1955, se consolidem a cada ano de vida dessa nossa entidade.

    Parabéns a todos os empresários industriais associados, que fazem da Acir uma entidade de respeito em nosso Estado!

    E, aqui, mais uma vez, em nome de José Luiz Gonçales Ferreira,...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - ... deixo aqui os parabéns a todos os empresários da nossa cidade.

    Ainda concluindo, Sr. Presidente, quero dizer que hoje, ainda de manhã, tive a oportunidade de passar mais uma vez no MEC, para discutir sobre o projeto de instalação da nossa universidade federal da cidade de Rondonópolis. Essa é uma batalha de todos nós aqui. O Ministro Mercadante, nesta semana, em audiência com nossa Reitora Maria Lúcia Cavalli, juntamente com nosso Pró-Reitor da cidade de Rondonópolis, já autorizou que a universidade conclua os seus estudos, que mande para o MEC para que possa, quem sabe, até o final do ano, já com a mensagem da Presidente Dilma, mandar para esta Casa a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, da região sul de Mato Grosso. E aí, sem dúvida nenhuma, registro aqui o apoio de toda a Bancada Federal, inclusive dos três Senadores, Senador Blairo, Senador José Medeiros, bem como da nossa luta há vários anos nesta Casa.

    Agradeço muito, Sr. Presidente, este espaço. Tenho certeza de que a população de Rondonópolis hoje e esta semana está feliz, exatamente por ter uma entidade forte que representa todos os nossos empresários.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2015 - Página 251