Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à organização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO).

Autor
Donizeti Nogueira (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Divino Donizeti Borges Nogueira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESPORTO E LAZER:
  • Elogio à organização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO).
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2015 - Página 75
Assunto
Outros > DESPORTO E LAZER
Indexação
  • ELOGIO, ORGANIZAÇÃO, SEGURANÇA, OLIMPIADAS, INDIO, LOCAL, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), DEFESA, AUSENCIA, EXCLUSIVIDADE, CONVITE, PARTICIPANTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RECONHECIMENTO, NECESSIDADE, PEDIDO, ALVARO DIAS, SENADOR, RELATORIO, ASSUNTO, LICITAÇÃO, INFRAESTRUTURA, EVENTO, MINISTERIO DO ESPORTE.

    O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO. Sem revisão do orador.) - Com relação aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o primeiro, que está acontecendo em Palmas, é algo extraordinário. E a abertura foi algo também extraordinário.

    A metodologia que essa equipe de segurança nacional dos grandes eventos adotou é que seria por convite, e foram distribuídos convites para as diversas autoridades. O Prefeito da capital, que inclusive é do partido de oposição à Presidenta, teve um número de convite, assim o governador teve um número de convite, e outros tantos.

    Na arena cabem 5 mil pessoas, e, por responsabilidade, não pode ser mais de 5 mil pessoas, porque, em decorrência, podem ocorrer acidentes.

    Segundo, cerca de 1.800 atletas tiveram também espaço reservado nas arquibancadas, de forma que foram distribuídos cerca de 3.200 convites. Não tinha pluralidade... Esse discurso de quem diz que distribuiu para militantes não é verdade; distribuiu para militantes também, porque têm direito, como qualquer outro cidadão. E entraram lá os 3 mil, 4 mil convidados, junto com os 1.800 atletas, mais a equipe de segurança, mais os voluntários.

    Então, o evento foi importante. Vale dizer também, Sr. Presidente, que a imprensa nacional quis passar que houve vaia para a Presidente; houve uma tentativa de vaia que não teve consequência, porque foi abafada pelo apoio à Presidenta.

    Então, eu quero dizer que vou me pronunciar, ao final dos jogos indígenas aqui, na semana que vem, sobre um balanço a respeito dessa situação. Agora, eu também fiz uma crítica ao sistema de segurança, que precisa ser mais flexível, mas não houve essa história de que distribuiu para militante e que deixou o povo de fora.

    Terceiro, esse relatório que o Senador Alvaro Dias está pedindo, acho correto. Há recurso público envolvido, então, esta Casa precisa tomar conhecimento de como foi gasto. É preciso lembrar que é uma licitação nacional coordenada e executada pelo PNUD, que é o responsável pela execução da parte de infraestrutura dos jogos e da operação dos jogos lá, em Palmas.

    Mas, por fim, esses jogos são um marco histórico para o nosso País, e precisamos discuti-los melhor. Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2015 - Página 75