Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos alertas da oposição sobre os riscos que a economia brasileira estava correndo e defesa do impeachment da Presidente da República.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Registro dos alertas da oposição sobre os riscos que a economia brasileira estava correndo e defesa do impeachment da Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2015 - Página 89
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • DEFESA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, AVISO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, SITUAÇÃO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, COMENTARIO, PEDIDO, IMPEACHMENT, AUSENCIA, GOLPE DE ESTADO, VONTADE, POPULAÇÃO, MOTIVO, ENFASE, DESEMPREGO.

    O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, um Senador, há poucos minutos, de uma forma, eu diria, irresponsável, quis chamar a atenção da oposição, querendo alertá-la no sentido de que a oposição está no caminho errado.

    A oposição, durante esses 13 anos, esteve nesta tribuna, incluindo alguns Senadores da Base do Governo, como o Senador Cristovam Buarque, alertando este Governo dos riscos que a nossa economia estava correndo, do rumo desse barco conduzido pelo ex-Presidente e pela Presidente Dilma, que esse barco iria colidir com as pedras.

    O mais interessante é que este Senador, há poucos dias, estava aqui a defender diuturnamente a Presidente Dilma. Só que ele percebeu que esse barco está afundando. Ele, então, jogou o bote n'água e, agora, está defendendo o ex-Presidente Lula.

    A função deste Senador, aqui, hoje, pelo que percebo, nessas últimas vezes, é que ele está tentando desestabilizar o nosso candidato ou o nosso possível candidato à Presidência da República. Ele está querendo um embate, em nome do Presidente Lula, desestabilizar a oposição, e não é isso que este Congresso tem que fazer. Isso está errado.

    O Senador Moka acabou de dizer que nós temos que pensar muito maior do que isso. Se deixar, Sr. Presidente, isso aqui vai virar palco político, e nós não podemos.

    Há poucos dias, os governistas diziam que a oposição era golpista. Agora já mudaram o discurso. Depois que eu disse que mais de 80 milhões de brasileiros querem o impeachment da Presidente Dilma. Ou seja, será que esses 80 milhões de brasileiros são considerados também golpistas?

    Por fim, Sr. Presidente, não vamos falar da situação econômica deste País, que está catastrófica. Nós já sabemos disso.

    O desemprego.

(Soa a campainha.)

    O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Acabei de fazer uma reunião, uma audiência esta semana com os representantes do IBGE. Esse número que está aí, de 8,6% de desemprego, é mais uma mentira, é mais um engodo deste Governo. Na semana seguinte, vou trazer esses números para a tribuna, inclusive com dados e com a fala do representante, do coordenador do IBGE e do Ministério do Trabalho.

    Nós temos que nos preocupar hoje com esse desemprego. Não dá mais para manter esse desemprego. Hoje, já são 30 milhões de brasileiros desempregados Brasil afora.

    Portanto, eu espero que o comportamento desse Senador que hoje falou aqui, querendo alertar a oposição, seja um pouco mais de responsabilidade e de sabedoria, antes de fazer essas acusações levianas, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.

 

    


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2015 - Página 89