Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo pela conclusão das obras de manutenção da BR 319 e da linha de transmissão de energia elétrica de Tucuruí.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Apelo pela conclusão das obras de manutenção da BR 319 e da linha de transmissão de energia elétrica de Tucuruí.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2015 - Página 473
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, OBRAS, MANUTENÇÃO, RODOVIA, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), RORAIMA (RR).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu queria pegar a Senadora Vanessa ainda na tribuna. Eu queria que ela ficasse aí, porque o assunto de que ela estava falando é muito pertinente na nossa região.

    É claro que quero parabenizar hoje toda a Comissão por essa audiência que houve lá. Por força maior, fiz minha abordagem e tive de sair.

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Veja V. Exª: o maior prejudicado com a interdição dessa estrada não é só o Amazonas, o Acre e o Brasil, mas é o Estado de Roraima, principalmente. Roraima fica isolada sem essa estrada, fica totalmente isolada. Nós defendemos a liberação urgente.

    Essa não é uma estrada nova; trata-se da reconstrução de uma estrada que ali existia.

    Então, todas essas alegações do Ibama não têm pertinência nem consistência, até porque são extremamente estranhas. O Ibama está se preocupando com a qualidade dos serviços, dos servidores. É um absurdo isso.

    Aproveitamos também a ocasião, Sr. Presidente, para questionar a questão da energia. Hoje, esses órgãos - Ibama, Funai - precisam ser revistos. Eu até pedi que fizessem um curso de cidadania e de brasilidade tanto o pessoal do Ibama quando o da Funai.

    No meu Estado de Roraima, hoje, falta energia.

(Interrupção do som.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Fora do microfone.) - Falta mais energia.

    Só concluindo, Sr. Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - ...quero dizer que, hoje, em Roraima, há seis, sete ou oito apagões por dia, devido ao fato de essa energia de Tucuruí não ter chegado lá.

    Falei, na Comissão, que isso é fruto de uma ONG. A associação Waimiri Atroari foi criada para receber recursos da Eletronorte. Há um consultor dela que sempre assina como testemunha, mas, na verdade, é quem a manipula, porque, até agora, quando a Funai foi lá ouvir, fazer a oitiva, ele foi quem mais falou. É um tal de Carvalho, um parasita desse segmento, que utiliza os indígenas para vender dificuldades e colher facilidades. No fundo, fica prejudicado todo o Estado de Roraima, o Estado do Amazonas e o Brasil como um todo.

    Fizemos esse reparo. Eu queria aproveitar a fala da Senadora Vanessa para fazer esse aditivo.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

    


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2015 - Página 473