Discurso durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao veto do governo venezuelano à indicação de Nelson Jobim, ex-Ministro da Justiça e ex-Ministro do STF, à função de observador nas eleições legislativas daquele país.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Repúdio ao veto do governo venezuelano à indicação de Nelson Jobim, ex-Ministro da Justiça e ex-Ministro do STF, à função de observador nas eleições legislativas daquele país.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2015 - Página 522
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, RECUSA, NELSON JOBIM, EX MINISTRO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FUNÇÃO, CHEFE, OBSERVAÇÃO, ELEIÇÃO, LEGISLATIVO, PAIS ESTRANGEIRO, ITAMARATI (MRE), GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, MANIFESTAÇÃO.

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria, em nome do meu partido, o Partido Progressista, hipotecar total solidariedade ao ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, ao ex-Ministro do Governo da República brasileira Nelson Jobim.

    Infelizmente, ele fora designado para chefiar uma comitiva para um país que, na verdade, tem uma democracia mascarada. Esse cidadão, que é Presidente da Venezuela - e aquilo ali é uma ditadura branca -, não podia, na verdade... No território de lá, infelizmente, não cabe um homem da qualidade do Ministro Jobim.

    Por isso, Sr. Presidente, a nossa solidariedade e o respeito desta Casa e das pessoas da sociedade brasileira, que têm no Ministro Jobim um homem de absoluta grandeza. Por essa razão, eu lamento profundamente um fato dessa natureza.

    Às vezes eu me pergunto, Sr. Presidente, quais são os motivos e as razões pelos quais determinados países da América do Sul ainda mantêm relacionamento com essa Venezuela. Fala-se na ditadura de Cuba. A ditadura de Cuba hoje é muito mais democrática do que essa Venezuela. O regime venezuelano, realmente, é uma ditadura mascarada, um país em que sucessivamente o sujeito se elege. Por que, então, não querer a presença de brasileiros que têm a dignidade de Nelson Jobim para serem observadores do processo eleitoral? Porque aquilo é uma fraude, não é uma eleição.

    Por isso, em nome do meu Partido, eu queria hipotecar nossa solidariedade ao Ministro Jobim.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2015 - Página 522