Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao centenário do nascimento de Josaphat Ramos Marinho, ex-Senador e ilustre representante do Estado da Bahia.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao centenário do nascimento de Josaphat Ramos Marinho, ex-Senador e ilustre representante do Estado da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2015 - Página 312
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, JOSAPHAT MARINHO, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE, ORIGEM, ESTADO DA BAHIA (BA).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, para não deixar passar a data - após o feriado, eu poderei falar mais a respeito -, eu queria registrar que hoje, dia 28 de outubro, é o centenário de nascimento do Senador, duas vezes, pela Bahia, Josaphat Ramos Marinho, advogado, professor, político, integrante de uma geração de grandes homens públicos do meu Estado, dentre os quais se destacou por sua personalidade marcante, vida proba, coerência, fidelidade às suas convicções.

    Independente de não ter tipo oportunidade de grande convivência com o Professor e Senador Josaphat Marinho, de ter convivido na política num período em que ele já assumia as hostes do pensamento oposto ao que sempre tive no meu Estado, eu não posso, como baiana, deixar de registrar a passagem do centenário desse homem sério, honesto, que, por duas vezes, representou a Bahia no Senado Federal, que foi um grande jurista, um grande professor de direito.

    Oportunamente, após o feriado, eu terei oportunidade de fazer uma breve homenagem a essa figura pública do nosso Estado, a Bahia.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Nós agradecemos à Senadora Lídice da Mata.

    Eu queria dizer do esforço e da dedicação do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, com relação à apreciação dessa matéria importantíssima que isenta a obrigatoriedade de vistos diplomáticos durante a Rio 2016, que teve o parecer da Senadora Lídice da Mata, que também, em todos os momentos, trabalhou e se empenhou para que nós votássemos essa matéria importantíssima. De modo que eu quero cumprimentar a Senadora Lídice e o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

    O Ministro, inclusive, tinha pedido que comunicássemos o momento da votação para que ele viesse, mas, dado o período muito largo de debate que houve aqui, não foi possível isso, mas quero registrar o seu desejo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2015 - Página 312