Fala da Presidência durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise do progresso dos trabalhos do Congresso Nacional na votação das matérias da Agenda Brasil.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Análise do progresso dos trabalhos do Congresso Nacional na votação das matérias da Agenda Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2015 - Página 508
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, TRABALHO, CONGRESSO NACIONAL, REFERENCIA, DELIBERAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, INTERESSE NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CONGRESSISTA.

SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Nós agradecemos as presenças. Registramos, com

muita satisfação, as honrosas presenças, no plenário do Senado Federal, do Prefeito de Salvador, ACM Neto, e da Vice-Governadora do Paraná, no exercício do cargo, Cida Borghetti. É uma honra muito grande, Governadora, Prefeito, tê-los aqui no plenário do Senado Federal.

    Queria só comunicar algo aos Senadores e às Senadoras - e hoje fizemos uma reunião com o Senador Blairo Maggi e com o Senador Otto Alencar. As matérias elencadas na chamada Agenda Brasil, que, como todos sabem, incorporou diversas sugestões de Senadores e de Deputados que estão tramitando no Congresso

Nacional, encontram-se em nítida evolução graças aos esforços das diversas comissões da Casa, tanto as permanentes quanto a Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional. Já foram 19 matérias da Agenda Brasil que avançaram e que, brevemente, chegarão ao plenário ou serão enviadas à Câmara dos Deputados, à pro- mulgação ou à sanção presidencial, conforme o caso. Eu passarei, Senador Blairo Maggi, Senador Otto Alencar, a enumerar algumas dessas matérias.

Hoje mesmo, por exemplo, na Comissão de Constituição e Justiça - e há pouco eu agradeci aqui ao Senador José Maranhão -, sob a relatoria do Senador Jorge Viana, nós aprovamos o PLC 77, que traz importantíssimas disposições para o estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Ontem a CAE avançou na discussão para aprovação do PRS 84, de 2007, que fixa limites globais para o endividamento da União, conforme o acordo de Líderes havido na semana passada.

Antes disso, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, nós já tivemos a aprovação, ou a evolução, de diversas outras matérias: o PLS 136, a PEC 71, a PEC 84, o PLS 147, o PLS 52, a PEC 33, a Emenda da Câmara dos Deputados nº 7, o PLS 52, o PLS 336, o PLS 376, o PLS 141, o PLS 525, o PLS 72 e o PLC 26.

     Eu faço esse breve balanço para manter todos a par dos notáveis avanços conquistados, mas, especialmente, para agradecer e parabenizar as Senadoras e os Senadores que atuaram ou atuam nessas diferentes matérias, debatendo, votando, relatando ou presidindo as respectivas comissões.

Eu hoje tive um demorado encontro com o Senador Blairo Maggi, Relator da Comissão Especial, com o Senador Otto Alencar, que é o Presidente da Comissão Especial, e acredito que esse trabalho nos ajudará a ter uma atuação proativa, mas especialmente propositiva, funcionando como uma ação anticíclica neste momento de grande dificuldade em que vive o Brasil.

Eu quero combinar com os Líderes, como sugerido aqui...

    Senadora Ana Amélia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2015 - Página 508