Pela ordem durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas aos ataques dirigidos ao Deputado Chico Alencar, por se posicionar contra o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Cunha.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Críticas aos ataques dirigidos ao Deputado Chico Alencar, por se posicionar contra o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Cunha.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2015 - Página 76
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, CONGRESSISTA, RELAÇÃO, POSIÇÃO, CHICO ALENCAR, DEPUTADO FEDERAL, OPOSIÇÃO, EDUARDO CUNHA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Só uma simples manifestação, talvez, até, de consulta, Senadora Vanessa, para ver se podemos aprofundar isso. Aqui, todos estamos acompanhando o que acontece na Câmara dos Deputados. A cada dia nós temos uma surpresa que nos envergonha.

    Agora, passaram do limite, a meu ver, quando vejo o uso do poder de manipulação para tentar colocar no banco dos réus o acusador. O que estão fazendo com o Deputado Chico Alencar é uma vergonha completa. Eu gostaria de discutir como é que nós podemos nos manifestar na defesa de uma figura como o Deputado Chico Alencar, que teve a coragem, a ousadia, a cidadania, o espírito público de entrar contra o Presidente Eduardo Cunha e, ao invés de estarem aplaudindo esse gesto, vemos colegas dele tentando fazer dele um réu, com uma manipulação completa, sem-vergonha, e que pode criar, ao final - a gente sabe como são as coisas -, problemas para essa grande figura da política brasileira, ímpar, que é o Chico Alencar.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu, inclusive - pedindo licença aos colegas, mas falando como colega Senador, e não como Vice-Presidente da Casa -, cumprimento V. Exª, Senador Cristovam. Acho que alguns, pelo menos, de nós poderíamos fazer um documento, uma moção de apoio ao Chico Alencar e de repúdio a essa ação, que é uma ação combinada, sim. O Sr. Eduardo Cunha está tentando sobreviver a qualquer custo e, agora, tentar atingir o Deputado Chico Alencar, um Parlamentar independente, foi do meu partido, não é mais, mas é dedicado, responsável, ativo e preso a princípios éticos, o que tem que ser sempre registrado aqui.

    Espero, inclusive, que a classe artística, personalidades do Rio de Janeiro se somem ao Chico Alencar e não o deixem refém dos algozes, que, para salvar o Sr. Eduardo Cunha, fazem tudo, inclusive, põem sob chantagem o próprio Governo.

    E, ontem, também até elogio - porque eu cobrava aqui, e está aqui o Líder do PSDB -, porque não vou ficar em dúvida se é uma posição definitiva ou não. Eu elogio a Bancada do PSDB do Senado, que influenciou a Bancada do PSDB na Câmara, senão, não vamos a lugar nenhum.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - Isso mesmo!

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Tomou uma atitude de se descolar, independentemente dos compromissos do Sr. Cunha ou não com o impeachment, e tratar a questão do Sr. Eduardo Cunha como quebra de decoro e falta de ética. Eu, que cobrei, parabenizo-o, Senador Cássio, porque, senão, não teremos diálogo nunca. Agora, somo-me ao Senador Cristovam, assino embaixo, e deveríamos fazer uma moção de darmos aqui o nosso respaldo, a nossa solidariedade ao Chico Alencar, e o nosso repúdio a esta ação, que está evidente, vem com um propósito: tentar transformar a figura do Chico Alencar, que simboliza um conjunto de Deputados que têm compromisso com a ética, em réu - isso é inaceitável, e acho que é uma boa medida de V. Exª, à qual eu queria me associar.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - Obrigado, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2015 - Página 76