Pela ordem durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Pesar pelo falecimento do Embaixador Sebastião do Rego Barros.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • * Pesar pelo falecimento do Embaixador Sebastião do Rego Barros.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 139
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, SEBASTIÃO DO REGO BARROS, EMBAIXADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como é do conhecimento da Casa, no dia de ontem, faleceu o Embaixador Sebastião do Rego Barros, no Rio de Janeiro. Ele era conhecido com o apelido carinhoso de Bambino, talvez pelo seu temperamento afável, bem-humorado.

    Ele foi um dos mais brilhantes quadros da sua geração de diplomatas brasileiros. Ele ingressou no Itamaraty em 1963 e sempre se destacou como um negociador competente e defensor incansável dos interesses do nosso País.

    Cito algumas etapas da carreira brilhante do Embaixador Rego Barros.

    Na área econômica, participou dos primórdios da integração entre o Brasil e a Argentina, porque foi Chefe do Departamento Econômico do Itamaraty e Subsecretário de Assuntos Econômicos entre 1986 e 1988. Nessa condição, ele comandou as negociações que redundaram na criação do Mercosul.

    Ele foi Secretário-Geral do Itamaraty entre 1995 e 1999, numa época plena de desafios para a nossa Diplomacia, porque coincidia com o fim da União Soviética, com a dissolução da União Soviética, quando se estava redesenhando, com o final da Guerra Fria, o cenário mundial, com desafios e oportunidades para o Brasil, que ele soube muito bem identificar e, nessas condições, promover os nossos interesses.

    Ele foi Embaixador do Brasil em Buenos Aires, um dos postos mais relevantes da nossa Diplomacia, entre 1999 e 2001. Culminou sua carreira de servidor público como Diretor-Geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), função para a qual ele foi indicado pelo Presidente Fernando Henrique em 2002, e exerceu esse cargo com a competência de sempre até 2005.

    O Embaixador Sebastião do Rego Barros é um dos expoentes de uma geração de homens públicos que honraram as melhores tradições da hoje tão combalida Casa do Rio Branco.

    Por isso, Sr. Presidente, eu requeiro, nos termos regimentais, a inserção em Ata do voto de pesar pelo seu falecimento e apresentação de condolências à sua família.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2015 - Página 139