Pela ordem durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • * Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 141
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, BENI VERAS, EX SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, eu gostaria apenas de fazer uma triste referência. Ontem, por gentileza da Senadora Ana Amélia, já foi dada a entrada no requerimento de voto de pesar à ida de um dos melhores homens públicos que eu conheci na minha vida, Senador Beni Veras.

    Ele foi, na nossa geração, no Estado do Ceará, quem influenciou todo um grupo de lideranças que tiveram uma presença marcante no Estado do Ceará, que se chamou Grupo das Mudanças, que mudou a maneira de fazer política, mudou a maneira de ver a Administração Pública. E, Senador Fernando Coelho, ele foi um dos maiores defensores do Nordeste que eu conheci, um apaixonado pelo Nordeste.

    Depois, eleito Senador, teve um papel fundamental, sempre muito dedicado à questão do Nordeste, à questão regional, tendo sido também Ministro do Planejamento, na época do Real, desempenhando um papel fundamental, de uma maneira equilibrada e discreta, na execução e no auxílio ao Presidente Fernando Henrique e à equipe econômica para a confecção do Plano Real.

     Sem dúvida nenhuma, aos 80 anos, depois de uma temporada já bastante doente há alguns anos, ele nos deixa, mas também deixa uma marca no Estado do Ceará, na história do Estado do Ceará, na história deste Senado, principalmente nas questões regionais, discutindo aqui, e na história do Brasil, quando, como Ministro e como Senador, foi um dos mais ativos Parlamentares e homens públicos para a implantação do Real, que estabilizou a economia brasileira e devolveu ao Brasil outro patamar econômico.

    Por isso, falo com muita tristeza, mas com uma sensação de orgulho, por ter sido amigo e companheiro do Beni, que foi um homem com "h" maiúsculo, que construiu e fez história com muita dignidade.

    É essa a declaração que eu gostaria de fazer.

    Com certeza, em nome de todos os Senadores, apresento à sua família o nosso respeito e a nossa amizade.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2015 - Página 141