Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras e do ex-Ministro da Alemanha, Helmut Schmidt.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • * Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras e do ex-Ministro da Alemanha, Helmut Schmidt.
HOMENAGEM:
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 142
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, BENI VERAS, EX SENADOR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, EX MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. DELCÍDIO DO AMARAL (Bloco Apoio Governo/PT - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também para enfatizar as palavras do Senador Tasso.

    Tive a oportunidade de trabalhar com o Ministro Beni Veras quando era Ministro do Planejamento, no Governo Itamar Franco. Um homem dedicado, republicano, culto, muito preparado, extremamente qualificado, que honrou o Governo do Presidente Itamar Franco pelo seu trabalho, pela sua grandeza, pela sua determinação e, principalmente, pela sua qualidade intelectual. Por isso, quero aqui, mais do que nunca, solidarizar-me com o Estado do Ceará e com toda a família do Ministro Beni Veras.

    Quero também registrar, Sr. Presidente, o falecimento do ex-Ministro da Alemanha, Helmut Schmidt, um dos melhores homens públicos da Europa, alguém que tem uma folha de serviços prestados à Alemanha. Sem dúvida nenhuma, deixou aí uma série de realizações que contribuíram para que a Alemanha se tornasse o País que é. Helmut Schmidt é uma figura belíssima.

    Inclusive, estou tomando a liberdade de apresentar um requerimento também com as condolências a um dos melhores chefes de Estado do mundo. Tive a oportunidade de conhecê-lo. O papel que desempenhou na Alemanha foi simplesmente raro, nobre. Não posso dizer que foi insubstituível, porque ninguém é insubstituível, mas ele deixou uma marca extraordinária como gestor, como homem público e como cidadão do mundo.

    Gostaria também de fazer este registro, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2015 - Página 142