Pela ordem durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • * Pesar pelo falecimento do ex-senador Beni Veras.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 143
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, BENI VERAS, EX SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria, inicialmente, deixar aqui pública a nossa manifestação de pesar à Vanda, que é a viúva de Beni. Beni, muito mais do que colega, quando no Senado, foi um amigo pessoal meu.

    Meu Estado, o Rio Grande do Norte, é a sede das confecções Guararapes Riachuelo. Beni Veras foi funcionário, cresceu na carreira, chegou a Diretor da Guararapes Riachuelo, e foi nesse tempo em que eu o conheci, entre Natal e Fortaleza. Eu conheci Beni como empresário, um companheiro de muito boa convivência, que se tornou político numa cepa de políticos da melhor qualidade. Beni Veras era daqueles políticos com quem valia a pena conviver, pela competência, pela probidade e pelo espírito público, pelo sentimento de identidade com a Região nordestina, com a clareza de argumentos que usava na defesa dos nossos interesses, com a qualidade da argumentação que ele usava e com a simplicidade que era a característica básica de Beni.

    Beni era um homem simples, competente, leal, espírito público decente; agora, acima de tudo, um homem simples e de excelente convivência. Eu me orgulho muito da amizade pessoal que eu tinha por Beni.

    Eu não via Beni há algum tempo e quis visitá-lo. Fui recomendado a que não o fizesse, porque ele estava debilitado, talvez não mais reconhecesse os amigos, e não fui aconselhado a fazer a visita que eu queria fazer a ele, que foi amigo e companheiro de Francinelio Monte, outro amigo que já se foi de câncer, igualmente Diretor da Guararapes, com quem eu convivi durante muito tempo, em Natal.

    Eu falo com o sentimento da perda do amigo e o sentimento da perda do político de qualidade que ele foi. Ele tinha deixado de ser, mas quem foi nunca deixa de ser. Eu acho que o Ceará está de luto, a política nordestina está de luto e este Senado deve fazer a homenagem que neste momento presta ao filho ilustre do Brasil e do Ceará que se chama sempre Senador Beni Veras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2015 - Página 143